A poeta Lucinda Persona e a artista plástica Ruth Albernaz, que também têm a biologia em comum, lançam nesta sexta-feira (10) o livro "Tudo é Nuvem", de poesia infantojuvenil, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, a partir das 19h. A obra é publicada pela Entrelinhas Editora.
Leia também
Fotógrafo cuiabano registra formações inéditas no cerrado que revelam tesouro geológico em área rural
Voltado para crianças e jovens, o livro explora o encantamento que as nuvens despertam, com poemas curtos que dialogam tanto com cenas cotidianas quanto com as transformações dos diferentes tipos de nuvens. As ilustrações, feitas por Ruth Albernaz, acompanham os textos em cores vivas e traços leves, em harmonia com o ritmo poético.
Lucinda, autora dos poemas, é bióloga, professora e escritora, com trajetória marcada pela relação entre natureza e literatura. Ruth, responsável pelas ilustrações, também é bióloga, educadora e artista visual, e traz para o projeto sua vivência na Chapada dos Guimarães e sua ligação com o Cerrado.
Os poemas estão estruturados em composições curtas que de alguma maneira estabelecem conexão com o tema “nuvem”, ora se referindo a uma forma animal (de unanimidade entre os observadores), ora se valendo de uma cena cotidiana, às vezes, passando pelos tipos de nuvens, como as corriqueiras bolas de algodão de brilho sedoso, como as mais finas e dispostas nas grandes altitudes, ou então as mais densas, precursoras de tempestades.
“No atendimento às exigências da alma de artista das crianças, o livro conta com a riqueza de ilustrações, realizadas pela artista plástica Ruth Albernaz, captando amplamente a matéria poética e desenhando seus sonhos policrômicos através das páginas, em plena harmonia com o teor da palavra. São cores muito vivas e formas de muita leveza fluindo ao ritmo e magia do sonho central, como se girassem ao vento. Imagens que aliadas ao trabalho editorial, abrem caminhos e favorecem os objetivos ideais de um encontro entre o pequeno leitor e o livro”, revela a autora.
O livro será vendido no lançamento por R$ 50.