A pianista, compositora, pesquisadora e docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Luciana Hamond, convida o público para o concerto de lançamento de seu novo álbum autoral, "Stonehenge". O evento será realizado no Teatro da UFMT, em Cuiabá, no dia 21 de outubro de 2025, às 19h30 (portas abrem às 19h). A entrada é franca mediante retirada de ingressos gratuitos pelo Sympla.
Leia também
Para se vingar de traição, bodypiercing cuiabana joga glitter em carro e apartamento de ex: 'queria dar uma dor de cabeça'
O álbum "Stonehenge" foi lançado recentemente nas plataformas digitais, e reúne nove composições para piano solo, nascidas de improvisações registradas em momentos de introspecção, bloqueio criativo e autoconhecimento durante o período do doutorado na University College London. O processo transformou angústia, dúvida e frustração em música, resultando em obras que trazem lirismo, minimalismo e força simbólica.
No concerto, Luciana Hamond tocará obras para piano solo e versões adaptadas para piano e orquestra de cordas. A orquestra, chamada UFMT em Cordas, é formada por discentes dos cursos de Música e convidados externos, sob a regência do maestro Oliver Yatsugafu — também docente da UFMT. O repertório inclui faixas como Angústia e Paz, Dia Abençoado, Compaixão, Girassol, Ecos, Eu Sou, Stonehenge, Procrastinação e Indecisão.
Mais do que um concerto, o lançamento celebra a integração entre criação artística, ensino e formação acadêmica: a estreia da artista no palco do Teatro da UFMT também marca a sua performance no piano de cauda recentemente adquirido pela universidade, além de dar espaço à colaboração entre alunos, egressos e professores em práticas de arranjo, adaptação e execução orquestral das composições autorais.
Sobre a artista
Luciana Hamond é pianista, compositora e pesquisadora com formação sólida: doutorado pelo UCL Institute of Education (Reino Unido), mestrado e bacharelado pela UNIRIO, pós-doutorado pela UDESC. Na UFMT, leciona nos cursos de graduação e pós-graduação em Música, onde também concebeu e coordenou projetos de extensão como Música e Imagem, Trilhas para Vídeos (em parceria com Cinema e Audiovisual), Piano em Foco, e coordena o grupo de pesquisa PianoTec, voltado à produção musical em home studio.
Artisticamente, seu trabalho transita entre o neoclássico e o minimalismo, com influências de compositores como Yann Tiersen, Ludovico Einaudi, Alexis Ffrench e Alexandra Stréliski. Antes de Stonehenge, Luciana lançou singles autorais e EPs que consolidaram sua trajetória nacional e internacional no universo da música para piano solo.
Informações do evento
Data: 21 de outubro
Horário: 19h30 (abertura das portas às 19h)
Local: Teatro da UFMT — Cuiabá/MT
Entrada: franca, mediante retirada de ingressos gratuitos via SYMPLA
Realização: UFMT
Lançamento digital: álbum Stonehenge já disponível nas principais plataformas de streaming
Reserva de ingressos no SYMPLA:
https://www.sympla.com.br/evento/concerto-de-lancamento-do-album-stonehengeluciana-hamond-e-ufmt-em-cordas/3153961
Álbum Stonehenge no Spotify:
https://open.spotify.com/intlpt/album/3wkUFP9cW3Oxwqy5Ei8MMT?si=RZa1dfQ0QlecTLjLvAA0aw