Olhar Conceito

Quinta-feira, 06 de novembro de 2025

Notícias | Artes visuais

crise climática

Exposição a céu aberto de Mari Gemma alerta para o colapso ambiental do Cerrado no Parque das Águas

Exposição a céu aberto de Mari Gemma alerta para o colapso ambiental do Cerrado no Parque das Águas
A artista visual interdisciplinar Mari Gemma De La Cruz propõe um olhar poético e crítico sobre o colapso ambiental do Cerrado em nova exposição. "Sob o Céu de Urucum há Esperança?", fica em cartaz no Parque das Águas, de 20 de outubro a 24 de novembro, a céu aberto.


Leia também 
Primeiro self service e luxuoso Cine Tropical: restaurador cuiabano transforma fotos antigas de Cuiabá com ajuda IA

Com a iniciativa, a artista tem a intenção de transformar o espaço público em território de reflexão sobre a crise climática e a urgência de novas formas de convivência com o planeta.

A mostra com entrada gratuita e acessível durante período integral, reúne fotografias e vídeos da série premiada "Céu de Urucum", que já atravessaram fronteiras e receberam reconhecimento internacional. Entre os destaques, estão sua participação na 10ª edição do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes (Portugal, 2023), onde a série foi eleita uma das sete melhores exposições de fotografia do país, e os prêmios de 1º lugar no Festival de Fotografia de Florianópolis (2022) e no Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre (2022), entre outros.

O evento contará com audiodescrição, garantindo acessibilidade e inclusão de todos os públicos.
Arte, ecologia e responsabilidade coletiva

A mostra se articula em torno de valores éticos e estéticos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: valorização da igualdade de gênero e do protagonismo feminino nas artes, educação crítica e de qualidade, redução das desigualdades e preservação do Cerrado como território simbólico e ambiental.

No período da exposição será realizada a COP 30 (Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Belém do Pará, o que potencializará o olhar crítico e reflexivo do público. A artista realça que "a escolha do Parque das Águas como espaço expositivo reforça o propósito de democratizar o acesso à arte e integrar cultura e educação ambiental".

Ao propor uma ocupação artística ao ar livre, as artistas reafirmam o papel da cultura como força de transformação social. "Por meio da arte podemos imaginar o futuro e transformar o presente".

A exposição integra o projeto cultural contemplado pelo edital Viver Cultura – Expressões Artísticas (Lei Paulo Gustavo), com financiamento do Governo do Estado de Mato Grosso / SECEL e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá / LIMPURB.

Encontros

Em sua primeira exibição em solo mato-grossense, a artista propõe um encontro polifônico, convidando as artistas Divanize Carboniere, Liandra Rossetti e Neide Silva a dialogarem com sua obra e ecoarem sua voz sobre as urgentes questões ambientais do nosso Estado. 

Jovens estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Bela Vista, da disciplina Arte2 ministrada pelo artista e Prof. Dr. Marcelo Velasco, se juntaram a este coro, com vozes de esperança e os desejos por um mundo sustentável e com justiça socioambiental e após a realização de oficina, ministrada pelas artistas, quatro obras dos estudantes foram selecionadas para participar da exposição.

Um céu em chamas, um chamado à consciência

Inspiradas nas queimadas que devastam o Cerrado e tingem o céu de tons avermelhados como o urucum, a exposição parte da experiência sensível e política de viver sob um clima cada vez mais árido, quente e insalubre. As artistas transformam essa paisagem de fogo em um discurso visual de resistência, fazendo da arte um espaço de denúncia, de escuta e de regeneração simbólica.

Mesmo que as queimadas cessassem hoje, seus efeitos permaneceriam por décadas. Sob o Céu de Urucum há Esperança? nasce desse reconhecimento de que o colapso ambiental não é futuro, mas presente, e que precisamos imaginar e experimentar outras cosmopolíticas de convivência, responsabilidade e cuidado com o planeta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet