Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

2ª Feira de Intercâmbio Internacional começa terça-feira na UFMT

A Secretaria de Relações Internacionais (Secri) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abre na próxima terça-feira (15) a 2ª Feira de Intercâmbio Internacional, Educação, Cultura e Turismo (Feinter) no Campus de Cuiabá. O evento prosseguirá até o dia 17, no Ginásio de Esportes, com atividades das 09h às 19h. A abertura será feita pela reitora Maria Lúcia Cavalli Neder, seguida de palestra do secretário de Relações Internacionais da UFMT, Paulo Teixeira de Souza Junior. A aula inaugural será proferida, às 15h, pela professora Hebe Vessuri, do Centro de Estudos da Ciência do Instituto Venezuelano de Pesquisa, e terá como tema “Mudanças recentes na internacionalização universitária”.

A Secri gerencia vários programas de cooperação internacional com as melhores universidades do mundo para alunos de graduação e de pós-graduação e com a Feinter, proporcionará mostras internacionais de artesanato, gastronomia, música, dança, cinema, exposição de possibilidades de intercâmbio universitário com diversos países e palestras de orientação sobre intercâmbio, financiamento e bolsas. O objetivo é despertar o interesse para as grandes oportunidades que os programas de mobilidade acadêmica proporcionam e promover o diálogo entre diferentes culturas.

Também entre os convidados está a professora Julie Bateman, da Universidade de Michigan (EUA), que irá proferir uma palestra sobre a relação dos programas de pós-graduação da UFMT com a cooperação internacional. Julie Bateman está à frente do Pantanal Center for Education and Research (PCER - Centro Pantaneiro de Educação e Pesquisas), que busca parceria com alunos e professores da UFMT para desenvolver projetos em tecnologias sustentáveis e educação ambiental e estreitar as relações entre a Universidade de Michigan e a UFMT.

I Feinter


A primeira edição da Feira foi realizada entre os dias 02 e 14 de maio de 2011. Mais de cinco mil pessoas puderam prestigiar palestras de representantes de várias universidades estrangeiras, ter contato com culinária e manifestações culturais de vários países, obter informações sobre os programas de intercâmbio gerenciados pela UFMT, como Ciência sem Fronteiras, Santander e Erasmus Mundus.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet