Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

incentivo

Concurso culinário elege melhores receitas para compor cardápio de 2014

Foto: Reprodução/Ilustração

Lasanha de Berinjela

Lasanha de Berinjela

No dia em que se comemora o dia Mundial da Alimentação, a Secretaria Municipal de Educação (SME) irá premiar os Técnicos de Nutrição Escolar (TNE) vencedores do concurso culinário 2013. A cerimônia de premiação será nesta quarta-feira (16), às 18h30.

Leia mais: Restaurante recebe Bazar Itinerante; evento finca bandeira na charmosa 24 de Outubro
Gastronomia, música, jóias e roupas exclusivas invadem noite cuiabana

A proposta é incentivar a criação de novas receitas e as melhores dessas passarão a compor o cardápio da alimentação escolar das escolas e creches municipais em 2014. O concurso é coordenado pela Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria, que com o apoio de uma banca examinadora faz o julgamento dos melhores pratos. O grupo de jurados é formado nutricionistas, gastrônomos e representantes da Secretaria de Educação.

De acordo com a coordenadora de Nutrição Escolar da SME, Mônica Rosa da Silva, alguns critérios devem ser levados em consideração na hora de preparar a receita, como disponibilidade dos alimentos e a preferência por produtos regionais; custo acessível, aceitação do alimento pelos alunos, além de conter os nutrientes necessários para uma boa alimentação infantil.

Segundo a nutricionista, a iniciativa também visa forma de incentivar o trabalho dos técnicos de nutrição escolar, para que cada vez mais estes se especializam na área de alimentação escolar. “Nosso objetivo é fazer com que o TNE se envolva cada vez mais com a questão da alimentação escolar e não se veja apenas como uma cozinheira”.

Refeições


Atualmente no município de Cuiabá, pelo menos 68 mil refeições são servidas diariamente para atender quase 50 mil alunos das 145 unidades escolares da Capital. Cinco receitas estão entre as finalistas do concurso: Marly de Jesus Lima, da creche Aecim Tocantins, com a receita Carne moída com proteínas da soja e legumes; Jucimaire Paes de Arruda, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Leonel Brizola, com a receita Pavê de maçã; Maria Liana Rodrigues dos Santos, Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) São Sebastião, com a receita Lasanha de Berinjela; Sebastiana da Silva de Souza, do CMEI Leonel Brizola, com a receita Carne enriquecida; Agraiza Vieira de Souza, Emeb Jescelino José Reiners, receita Farofa nutritiva colorida.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet