Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Você é ético

O que é correto pra você? se considera uma pessoa ética? Nova Acrópole traz reflexão sobre o tema em palestra gratuíta

Foto: Ilustração/Reprodção

O que é correto pra você? se considera uma pessoa ética? Nova Acrópole traz reflexão sobre o tema em palestra gratuíta
O abismo entre o saber o que é certo e o agir de maneira correta. Este será um dos aspectos abordados na durante palestra da aula inaugural na escola de filosofia a maneira clássica, Nova Acrópole Cuiabá, às 19h30. A palestra é gratuita e aberta à comunidade.

Dentre outros aspectos a intenção é promover uma reflexão sobre o que é ser ético? Como viver a virtude? É possível se manter íntegro em meio a tantas coisas erradas? Como dominar nossos próprios instintos de ir com a ‘onda’?
Segundo o professor de filosofia da Nova Acrópole, Roni Cezar, as pessoas costumam saber o que é o certo, mas mesmo sabendo, muitas vezes, elas optam pela opção mais fácil ou mais vantajosa. “Entender porque agimos assim, pode ser o começo de um amplo processo de aprendizado e ampliação de consciência”.

‘O Fantasma da Ópera’ é tema de palestra gratuita neste sábado em escola de Filosofia de Cuiabá

De acordo com ele, é comum nos dias atuais acreditar-se que ética e moral sejam ideias distintas. “Há quem diga que a ética trataria das obrigações do homem, enquanto a moral seria a ciência dos costumes”. No entanto, na etimologia destas palavras, composta de ‘ethos’, do Grego e ‘mores’, do Latim, ambas significariam costumes. Desta forma, um homem que seja ético e moral, é aquele cujas palavras têm consonância com os pensamentos e ações.

No estudo comparado entre diferentes civilizações, realizado pela Nova Acrópole, é possível encontrar diversos povos que tinham ética e moral como fundamentos da vida cotidiana. “Enquanto éticos, os povos se mantinham unidos e em harmonia. Quando as virtudes se perdiam começava a idade média ou a fase de decadência”.

De acordo com Almeida, todo o Ser Humano é dotado de livre arbítrio, ou seja, pode escolher exatamente que tipo de pessoa ele quer ser: um ser virtuoso e íntegro, um animal instintivo, uma planta com poucas emoções e sem sentimentos ou uma pedra inerte. “É preciso lembrar que somos superiores na cadeia e que temos o dever de agir por consciência”. Mas afinal o que é dever? O professor responde que é a atitude mais livre que o ser humano pode ter, pois ela corresponde a ação desinteressada, ou o caminho da Lei, aquele que conduz os homens a unidade.

Outro assunto a ser trabalhado, durante a primeira aula, é a diferença entre ética temporal e ética atemporal. A Filosofia ‘à Maneira Clássica’, por exemplo, é aquela que nunca sai de moda, baseada em ideias atemporais, como as virtudes. “É tudo aquilo que poderia se tornar uma lei universal. A generosidade, por exemplo, poderia ser comum a todos os povos”.

Diferente de certos costumes que foram adotados pela sociedade por um período de tempo e que caíram em desuso ou foram substituídos por outros, ou mesmo aqueles, que servem a uma sociedade, mas não servem a outra. Veja como exemplo, os muçulmanos que podem ter mais de uma esposa. “Se fosse no Brasil essa postura seria considerada antiética, já que não pertence a nossa cultura. Para eles é algo natural”.

Nova Acrópole Cuiabá

A escola de filosofia à maneira clássica realiza outra palestra no dia 11 de outubro, às 19h30, com o tema ‘A convivência entre os seres humanos e a chave para a felicidade’.

Quem tiver interesse, uma nova turma de filosofia terá início no dia 18 deste mês, com aulas todas as sextas-feiras, das 19h30 às 21h30. O primeiro nível do curso compreende sete meses, com matérias como Ética, Sociopolítica e Filosofia da História, em que os principais grandes pensadores e filósofos da cultura ocidental e oriental são estudados.

Além disso, a escola também proporciona atividades extras para vivências culturais e práticas, como palestras de livros e outros assuntos cotidianos (como lidar com o tempo, falar em público, etc), oficinas de xadrez, de poesia, recitais de poesia e voluntariado.

Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020. Acompanhe nossas notícias e programações: www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba e também pelo blog http://www.novaacropolecuiaba.blogspot.com.br.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet