Olhar Conceito

Segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Notícias / Gastronomia

Receita inovadora

Lasanha de berinjela vence concurso e fará parte do cardápio escolar 2014

Da Redação - Stéfanie Medeiros

23 Out 2013 - 18:05

Foto: Reprodução/ Ilustração

Lasanha de berinjela vence concurso e fará parte do cardápio escolar 2014
Crianças geralmente não têm um apetite muito grande quando o assunto é legumes. Pensando nisto, a técnica de nutrição alimentar Maria Liana Rodrigues dos Santos, da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) São Sebastião, preparou uma nova receita unindo o útil ao agradável: a lasanha de berinjela.

Vencedora do concurso culinário 2013, a receita agora fará parte do cardápio da rede de escolas e creches municipais de Cuiabá. Segundo Maria Liana, os ingredientes de sua receita são os mesmos das outras de lasanha de berinjela, porém o diferencial é a forma de preparar. “Eu costumo caprichar no tempero e o molho precisa ser bem cremoso”, explica.
 
Há 13 anos trabalhando como técnica de nutrição escolar na escola São Sebastião, Maria Liana já conhece a preferência das crianças por determinado alimento. Ela diz que boa parte dos alunos da escola onde trabalha não aceitava a berinjela na merenda e foi por isso que ela tentou variar a forma de preparar o legume. “Eu dei uma incrementada e a aceitação foi muito grande. Eles até pedem para repetir. Tenho certeza que esta receita será um sucesso nas outras escolas também”.

Promovido pela Secretaria de Educação de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Nutrição Escolar, o concurso, direcionado a todos os Técnicos de Nutrição Escolar (TNE) de escolas e creches da rede municipal de Cuiabá, elegeu as cinco melhores receitas.
 
Todas essas receitas serão inseridas no cardápio de 2014, que vai atender quase 50 mil alunos das 145 unidades escolares de Cuiabá. Diariamente, são servidas nas unidades de ensino do município aproximadamente 68 mil refeições.

Conforme a coordenadora de Nutrição Escolar da SME, Mônica Rosa da Silva, os critérios usados para a escolha da melhor receita, além do sabor e aceitação pelas crianças, foram a disponibilidade e custo dos alimentos. “É importante que a receita seja feita com alimentos regionais e que contenha nutrientes necessários para uma alimentação saudável”, explica Mônica.

Classificação


Em segundo lugar no concurso ficou a receita de Carne moída enriquecida, da TNE Sebastiana da Silva de Souza, do CMEI Leonel Brizola; em terceiro lugar ficou a receita de Farofa nutritiva colorida, criada por Agraiza Vieira de Souza, da Emeb Jescelino José Reiners; a quarta colocada foi a TNE Jucimaire Paes de Arruda, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Leonel Brizola, com a receita Pavê de maçã; em quinto lugar ficou a receita de Carne moída com proteínas da soja e legumes, elaborada por Marly de Jesus Lima, da creche Aecim Tocantins.
 
O julgamento das receitas foi feito por uma banca examinadora, formada por uma nutricionista, uma gastrônoma e uma representante da Secretaria de Educação.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet