Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

projetos culturais

Itaú Cultural apresenta alterações no programa Rumos 2013 em Cuiabá

Foto: Divulgação

Programa Rumos do Itaú Cultural

Programa Rumos do Itaú Cultural

A cultura brasileira é como uma colcha de retalhos, pois, cada região representa uma identidade, um modo de ver a vida e de traduzi-la em arte. Pensando na abrangência do território brasileiro e na diversidade de gostos e tradições, o programa Rumos do Itaú Cultural alterou o processo de seleção de projetos, e apresenta nesta terça-feira (29) em Cuiabá, as principais mudanças no programa em 2013.

Em solenidade na Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), hoje às 14h, o presidente do Itaú Cultural, Eduardo Saron, irá apresentar as diferenças entre o processo seletivo anterior e o atual. Saron também se encontrará com a secretaria estadual de Cultura, Janete Riva, à fim de fortalecer o diálogo entre Mato Grosso e o Itaú Cultural.

Anteriormente, o Itaú Cultural definia regras e formas de participação por áreas de expressão e comissões formadas por especialistas em cada setor selecionavam os projetos depois realizavam a organização de formatos de apresentação dos resultados. As áreas eram divididas por música, literatura, áudio visual, artes cênicas e plásticas, e dança.

Agora, o Rumos será assim: o artista ou participante deve declarar sua forma de participação e o que irá precisar para desenvolver o projeto. As fronteiras entre as áreas não existem mais e as propostas podem ser multidisciplinares ou de uma única área artística ou de pesquisa.

A seleção será feita por uma comissão interdisciplinar, que conta com artistas, pesquisadores, críticos e também gestores do instituto que irão analisar todas as propostas. Esta comissão também poderá funcionar como mediadora, propondo diálogos e trabalhos em conjunto entre artistas e selecionados.

O Itaú Cultural investe R$180 milhões em projetos no Brasil anualmente.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro de 2013, e serão aceitos projetos em qualquer formato e gênero, com financiamento até o montante de até R$400 mil. Podem concorrer trabalhos feitos por pessoas físicas de mais de 16 anos, desenvolvidos em qualquer plataforma, formato e área artística.

Serão premiadas iniciativas em 12 categorias: circulação de repertório; criação e/ou produção de obra; desenvolvimento de plataformas e softwares; documentação; finalização de projetos; formação; pesquisa; publicação; crítica; residência; oficina, seminário, encontro e similares; e outras possibilidades.

Para maiores informações, acesse: http://rumositaucultural.org.br/
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet