Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Halloween

O que mais te assusta, Bruxas ou Saci Perere? fantasie-se e aproveite que hoje é o dia deles

Foto: Reprodução/Ilustração

O que mais te assusta, Bruxas ou Saci Perere? fantasie-se e aproveite que hoje é o dia deles
Hoje (31 e outubro, véspera do dia de Todos os Santos) é o Dia das Bruxas, data em que o povo celta, há mais de 2.500 anos eles já acreditava que os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, eles colocavam nas casas objetos assustadores como caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros. No século XIX imigrantes irlandeses levaram a tradição para os Estados Unidos que acabaram por incorporar essa tradição à sua cultura e difundi-la pelo mundo.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Mapa Astral é importante ferramenta de auxílio profissional e pessoal afirma astróloga; saiba como

Passando aos dias atuais, o Halloween passou a ser então uma festa comemorativa, celebrada todos os anos no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, inclusive no Brasil.

Por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.

As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “Travessuras ou gostosuras?”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Dia do Saci

Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

A comemoração da data também recebe fortes críticas dos setores religiosos, principalmente das religiões cristãs. O argumento é que a festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias a pratica do bem.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet