Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Gastronomia

Chef de Cuiabá ressalta elegância de um bom risoto de Filé com Gorgonzola e ensina receita; confira

01 Nov 2013 - 16:03

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Foto: Thalita Araújo

Risoto de Filé com Gorgonzola

Risoto de Filé com Gorgonzola

Risoto é sempre um prato elegante e pronto para compor uma boa mesa, para agradar família e convidados especiais. É um prato muito versátil, uma vez que deixa o cozinheiro livre para criar diversas combinações. 

A chef Flávia Montefusco, do Você na Cozinha, de Cuiabá, dá a dica de um risoto de Filé com Gorgozola. “Uma ótima combinação e um prato que costuma fazer sucesso”, afirma.

Leia mais:
Você na Cozinha: Chef cria projeto no qual vai até a sua casa e te ensina a cozinhar
Merengue de Morango é boa pedida para o fim de semana e muito fácil de fazer; Chef ensina

Fazer um bom risoto tem algumas dicas especiais, mas nenhum “bicho de sete cabeças”. Quando mais prática, melhor o resultado, sobretudo na textura, algo bem importante para este prato.

Confira a receita:

Risoto de Filé com Gorgonzola

Ingredientes

- 400g de filé mignon

- 1 xícara de arroz arbóreo

- 1 xícara de vinho branco seco

- 1 tablete de caldo de carne

- 5 xícaras de água

- nós moscada a gosto

- pimenta do rein à gosto

- sal à gosto

- ½ cebola

- 2 dentes de alho

- 2 colheres de manteiga

- 90g de queijo gorgonzola

- 100g de queijo parmesão

- 150g de requeijão cremoso


Modo de Preparo

Flávia orienta a rever toda a lista de ingredientes e separar as quantidades em pequenos recipientes, já picados, a fim de facilitar o preparo. Picar o filé em pequenos cubos, temperar com sal, pimenta do reino e nós moscada e reservar. Picar em pedaços bem pequenos a cebola e o alho.

Em uma panela ou leiteira, colocar aproximadamente 1 litro de água e acrescentar o caldo de carne; deixar ferver. Em uma frigideira, fritar o filé na manteiga. Quando a carne começar a soltar líquido, separar este caldo em um recipiente e terminar de selar os pedaços. Reserve a carne também.

Na mesma panela, já vazia, colocar o restante da manteiga e refogar a cebola e o alho. Acrescentar o arroz (esse tipo de arroz jamais deve ser lavado), fritar. Acrescentar o vinho. Quando secar, comece a acrescentar o caldo que está fervendo na panela ao lado, em torno de 2 conchas de cada vez.

Regue, sempre mexendo o arroz, e quando secar, regue novamente e continue mexendo. Repita estes procedimentos até que o arroz já comece a ficar cremoso. Junte o filé e o caldo do filé separado e mexa. Continue regando, e mexendo agora só de vez em quando. Quando o cozimento estiver quase completo, acrescente o gorgonzola picado. Para finalizar, acrescente o parmesão ralado e o requeijão cremoso. Mexa bem e sirva em seguida.  Bom apetite!
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet