Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Semana de Teatro

Com teatro, animações e oficinas, começa nesta terça a "Semana Sesc de Teatro de Formas Animadas"

Foto: Da Assessoria

Com teatro, animações e oficinas, começa nesta terça a
Para aqueles que se encantaram com a programação do Sesi Bonecos, o Sesc Arsenal traz uma semana cheia de novidades para todas as faixas etárias. É a “Semana Sesc de Teatro de Formas Animadas”, com atividade de 5 a 10 de novembro.

Além das apresentações, haverá oficinas que trazem a discussão, a pesquisa e o estímulo a criação de novos trabalhos, ampliando a produção local.
Para abrir o evento em grande estilo, no dia 05, a peça Anjo de Papel, da companhia paulista Fios de Sombra conta a história de uma velha mulher que só tem uma tesoura de metal que encontrou por aí, utilizando-se de teatro de sombras e transparência.

No dia 06 a apresentação é na choperia do Arsenal com a peça Contos Notívagos, da companhia catarinense Experimentos.

Já na quinta-feira a peça O Malefício da Mariposa, da Cia Ave Lola Espaço de Criação, que circula pelo projeto Palco Giratório, volta a Cuiabá contando uma fábula de amor e paixão. Na sexta-feira Carlão dos Bonecos apresenta duas sessões da peça Vó Guilé, com uma abordagem ecológica para a lenda do minhocão.

No sábado (09) tem uma releitura do clássico dos Irmãos Grimm, João e Maria. A Cia Falante, do Rio Grande do Sul, revela o quanto da inocência das crianças vem sendo ofuscada pela violência.

Para fechar a mostra, Rafael Cursi, de São Paulo, apresenta Por uma Flor no domingo (10). Com técnicas de luvas, balcões e varetas é conta a história de um homem que sai da cidade grande para cultivar uma rosa e que tem sua tranquilidade perturbada por uma esquisita aparição de bichos diversos.

Toda a programação, incluindo as oficinas, é gratuita e os ingressos dos espetáculos devem ser retirados uma hora antes do início.

Confira a programação completa:

Anjo de papel, com Cia Fios de Sombra (SP)
Anjo de Papel é um espetáculo encenado com a técnica de teatro de sombras e transparência, e conta a história de Clara, uma velha mulher que nada tem além de uma tesoura de metal que encontrou jogada por ai. Todos os dias vaguei por um mundo de papel amontoado procurando retalhos para dar formas aos seus sonhos. Em um desses passeios encontra um anjo de papel caído e decide cuidar dele. Assim, entre cuidados e insônias nasce uma amizade que mudará seus destinos para sempre.
05/11 às 20h - Teatro - Gratuito

Contos notívagos, com Cia Experimentos (SC)
Sozinho em uma rádio um locutor faz seu programa de todas as madrugadas. Contos Notívagos, “um programa para os que estão sós, para os que não conseguem dormir”. Nesse programa ele conta histórias de realismo fantástico, noite após noite, madrugada à dentro, sempre com a desconfiança de que ninguém o está ouvindo.
06/11 às 21h - Choperia do Sesc Arsenal - Gratuito

O malefício da Mariposa, com Cia Ave Lola Espaço de Criação (Palco Giratório)
Uma aventura pelos meandros deste sentimento delicado e imenso, grande tema da literatura universal: o amor. Federico García Lorca utiliza a fábula para retratar a louca paixão de Curianito por uma misteriosa mariposa com a originalidade e profundidade de poucos. Em meio à atmosfera poética de um estranho jardim, ínfimas criaturas da natureza amam e sofrem de maneira muito parecida à nossa, seres humanos.
07/11 às 20h - Teatro - Gratuito

Vó Guilé, com Carlão dos Bonecos

Uma história em que para conquistar uma moça saem dois rapazes pelo rio atrás da melhor prenda, um não respeitando a natureza o outro sim, no meio da história surge um ser mitológico, o minhocão, para dar uma lição e trazer um final inusitado a esta aventura.
08/11 às 15h e às 20h - Teatro - Gratuito

João e Maria, com Cia Gente Falante (RS)
Duas crianças por falta de alimento são lançadas à sorte, abandonadas pelo seu pai. Expostas ao medo elas desbravam o desconhecido, sem saber que na densa e misteriosa floresta, alguém os aguarda, com sedutores doces e palavras suaves reveladoras do perigo. Adaptado da clássica obra dos Irmãos Grimm, revela o quanto a inocência das crianças vem sendo ofuscada pela dura violência que está além do lar e da proteção dos pais.
09/11 às 20h - Teatro - Gratuito



Por uma flor: processo de montagem, com Rafael Cursi (SP)

O espetáculo é encenado com a técnica de luvas, balcões e varetas e narra a história de um homem comum que escapa do barulho e a polução da cidade para realizar seu mais desejado sonho: cultivar uma rosa num jardim especialmente dedicado para ela. Mas a aparente tranquilidade é perturbada pela aparição de uma esquisita variedade de bichos que transitam pelo jardim desencadeando uma serie de insólitos e incômodos conflitos.
10/11 às 20h - Teatro – Gratuito

Programação Oficinas

Oficina de interpretação com Ave Lola Espaço de Criação
O trabalho de composição e interpretação do personagem passa por um olhar amplo que inclui a forma, o ritmo, as cores, a respiração e o tempo de cada um deles dentro da obra. Essa oficina propõe contribuir para um olhar mais apurado sobre o trabalho do ator, que inclui todos os elementos acima citados, abrindo um espaço de experimentação e exercício na compreensão da interpretação no teatro. Os elementos que serão trabalhados são: a descoberta do personagem a partir do estado, desenho do corpo, ritmo, maquiagem e figurino.
05 e 06/11 08h30 às 12h30- Teatro do Caldeirão de Imagens

Oficina intensiva de luvas, balcões e varetas, com Rafael Cursi

07 a 10/11 das 08h30 às 12h30- Teatro do Caldeirão de Imagens

Workshop com Cia Gente Falante
08/11 - Teatro do Caldeirão de Imagens



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet