Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Imagens em Pauta

Ciclo John Ford encerra nesta terça-feira com documentário sobre vida do diretor

Foto: Reprodução

Bogdanovich e John Ford

Bogdanovich e John Ford

O filme que encerra o ciclo John Ford do Imagens em Pauta não foi feito pelo próprio, mas por um fã confesso. O documentário “Dirigido por John Ford” começou a ser filmado em 1971 e só foi concluído em 2006. O motivo dessa demora é o trabalho minucioso do diretor Bogdanovich, que colheu entrevistas de John Wayne, Henry Fonda e James Stewart, diretores como Martin Scorsese e Steven Spielberg, além de uma rara entrevista com John Ford rodada no Monument Valley. A obra é exibida no dia 30 de abril, às 19:00, no Cine Sesc Arsenal. Entrada gratuita. Classificação indicativa: 16 anos.

O projeto Imagens em Pauta completa sete anos de existência e parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com informações sobre o filme da semana e após a exibição, os participantes conversam sobre o filme.

O ciclo Jhon Ford (1894-1973) aconteceu entre março e abril deste ano, enfatizando a fase madura do cineasta, na qual concebeu obras com narrativa envolvente e apurado trabalho com as convenções do cinema clássico. Entre os filmes que exibidos estão dramas, e claro, alguns dos mais famosos faroestes de todos os tempos.

Um dos mais importantes cineastas de todos os tempos, John Ford iniciou a carreira no cinema como ator, em 1914, por intermédio do irmão, o ator/diretor Francis Ford. Rapidamente começou a dirigir filmes de média e longa-duração, realizando mais de cinquenta filmes apenas no período do cinema silencioso. Ao final da década de 1920, John Ford já era um cineasta consagrado, e entre as décadas de 1930 e 1940 dirigiu marcos do cinema, principalmente do gênero faroeste, como “No Tempo das Diligências" (1939) e "Rastros de Ódio" (1956).

Imagens em pauta

O “Imagens em Pauta” é gratuito e direcionado aos curiosos e interessados em cinema. A exibição dos filmes acontece no Sesc Arsenal toda terça-feira, às 19:00. A cada dois meses o projeto homenageia um diretor, selecionando a parte mais relevante de sua obra para as apresentações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet