Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Dia da filosofia

Comemorando o dia mundial da filosofia, escolas preparam programação especial para cuiabanos; Confira

 Ela abriu os dois envelopes novamente.

“Quem é você? De onde vem o mundo?”

Que perguntas mais espinhosas! E quem enviaria aquelas cartas? Isso era quase tão misterioso quanto elas próprias. Quem teria arrancado Sofia do seu cotidiano e a teria posto diante dos grandes enigmas do universo?

Este trecho do livro “O mundo de Sofia”, de Jostein Gaarder, ilustra o primeiro encontro da protagonista com as questões que levam as pessoas a pensar e a se tornarem, rudimentarmente falando, filósofos.

Este encontro com questões fundamentais acontece uma hora ou outra com as pessoas, algumas esquecem, perdendo-se nas tarefas cotidianas, mas outras refletem, constroem teorias, entram em conflito consigo mesmas e se deparam com novos questionamentos.

Para comemorar o dia mundial da filosofia neste sábado (09), acadêmicos e estudiosos do assunto prepararam uma programação especial para o público em geral, que pode participar gratuitamente de qualquer um dos eventos. Mas antes, conheça um pouco sobre este dia e a história por trás da homenagem.

Sobre filosofia e os seres pensantes


Antes de qualquer livro ou manual explicar qualquer assunto relacionado à filosofia, eles descrevem a origem grega da palavra. Para não faltar à ocasião, vamos então à etimologia: “Philo”, derivado de “Philia”, significa amor, já “Sophia” quer dizer sabedoria. Portanto, “filosofia” é o amor aos saber, à sabedoria.

A data em comemoração ao dia da filosofia foi instituída pela Unesco, em alusão ao dia aproximado da morte de um dos filósofos mais emblemáticos e misteriosos da história: Sócrates.

O que se sabe sobre Sócrates está nos escritos de seus pupilos, dentre eles o também famoso Platão, autor dos diálogos considerados os mais abragentes sobre a figura do mestre, que se acredita não terem sofrido muitas modificações da antiguidade até os dias de hoje.

Uma das histórias mais emblemáticas sobre Sócrates é que ele sentava em praças, com roupas simples, quase maltrapilhas, e, ao invés de “vomitar” conhecimento em cima dos seus discípulos, os ensinava a pensar por si só. Com isto, suas ideias foram se difundindo e se tornando uma ameaça para a antiga ordem.

O julgamento e a morte de Sócrates são descrita nos diálogos de Platão. Se quisesse e concordasse em viver uma “vida justa”, Sócrates poderia ter evitado a morte, mas o filósofo recusou-se a deixar de pensar, buscar e divulgar a filosofia e novas formas de refletir. Foi então condenado a morte por envenenamento e, na frente de seus pupilos, Sócrates morreu aos 70 anos de idade.

E é em sua homenagem que o dia da filosofia ficou marcado em nove de novembro: Para lembrar a todos que Sócrates viveu a vida que acreditava ser a “certa” e morreu pelo conhecimento.

“O sábio é aquele que sabe responder a todas as inquietações humanas, que sempre tomará a decisão certa, e que nunca terá razões para arrependimentos, pois tudo que faz é justo e certo”, explica o professor de filosofia da escola Nova Acrópole, Roni Almeida.

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? O que, de fato, estamos fazendo aqui? O professor explica que todas essas indagações são fundamentais para a busca da sabedoria e da felicidade, porém, atualmente têm sido deixadas de lado, já que a sociedade prioriza o ‘fazer’ e não de ‘ser’.

A preocupação maior gira em torno da necessidade de casar, comprar um carro, uma casa, ter um bom emprego, uma profissão rentável financeiramente. “Precisamos de tantas coisas que esquecemos do fundamental”.

Pode não parecer, mas a natureza filosófica é inerente a todo ser humano, todos em algum momento se questionam ou se questionarão “por que estou aqui?”, já que é justamente esse elemento, chamado pelos sábios e filósofos de “consciência”, é o que diferencia um homem de um animal que vive apenas seus instintos.

E para reanimar o filósofo que existe dentro de cada um, professores, estudiosos e amantes da filosofia prepararam uma programação especial.

Programação filosófica de sábado (09)



A partir das 16h: A escola de filosofia montou na livraria Janina do Shopping Três Américas uma linha do tempo com as principais escolas e movimentos filosóficos, que deram origem a conceitos como amor, felicidade, dor, virtude, beleza, bem, mal, dentre muitos outros.

17h: “A filosofia na construção da sociedade”. Esta palestra, organizada pela escola Nova Acrópole será no auditório da Livraria Janina do Três Américas.

19h: Em seu terceiro encontro, o Café Filosófico “Diálogos do ser” discute neste sábado o tema “Schopenhauer: o amor como uma estratégia da natureza”. A mesa redonda acontecerá na Faculdade de Cuiabá (FAUC), na Avenida Dom Aquino, n° 38, e será acompanhada por dez tipos de cafés para servir os participantes.

20h: “A filosofia escrevendo a história”, da mesma escola, também na Livraria Janina.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet