Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

políticas culturais

UFMT será sede do 5° Encontro Regional de Casas de Estudantes nesta quarta

Foto: Reprodução

UFMT será sede do 5°  Encontro Regional de Casas de Estudantes nesta quarta
A Casa do Estudante Universitário (CEU) da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, receberá, entre os dias 20 e 24 de novembro, o V Encontro Regional de Casas de Estudantes (Erece).

Leia maisCom uma pitada de regional, Chapada Gourmet tem inicio nesta terça

O evento de caráter político, acadêmico e cultural é organizado pela Secretaria Nacional de Casas de Estudantes (Sence) em parceria com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE). São esperados cerca de 200 moradores de casas estudantis da UnB, IFMT, UFG e UFMT campus Rondonópolis.

Apesar do nome, o encontro não é voltado apenas para moradores de casas de estudantes, mas a todos que necessitam e desejam discutir políticas públicas para a assistência estudantil, o que envolve programas de acesso e permanência na universidade, como bolsas de apoio, restaurante universitário, auxílio-moradia, creches, etc.

O encontro será aberto no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, e essa temática será valorizada com a palestra da professora Cândida Soares, pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Relações Raciais e Educação, a exposição fotográfica sobre as interferências da cultura africana no Brasil, organizada pelo estudante de Jornalismo e morador da CEU, Leandro Nogueira, além da festa da cultura negra.

Outro destaque na programação é a discussão sobre o Movimento Pró Assistência Estudantil, desencadeado no dia 6 de março de 2013, após uma manifestação contra o fechamento de cinco casas estudantis, reprimida pela truculência policial e seguida de ocupação da reitoria da UFMT durante duas semanas. Naquele dia, cerca de dez pessoas ficaram feridas e oito foram detidas, entre eles seis estudantes e seus dois advogados.

O dia 6 de março será lembrado numa exposição fotográfica de Murillo Guedes, estudante de Rádio e TV e ex-morador da CEU, que foi preso no dia da manifestação por estar fotografando o momento. Os policiais militares apreenderam sua câmera e deletaram os registros, mas ele conseguiu recuperar parte do material, que será exposto. Haverá também a mesa de debate “Sua bala de borracha não apaga a minha luta”, que levantará o mesmo assunto.

As inscrições do ERECE estão abertas e podem ser feitas no site do evento até o dia 21 de novembro. A programação completa do encontro também pode ser conferida no site. Outra forma de manter-se atualizado sobre o encontro é confirmando presença no evento criado no Facebook.

Serviço

O quê: V Encontro Regional de Casas de Estudantes
Local: Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá
Data: 20 a 24 de novembro de 2013
Público alvo: moradores de casas de estudantes, bolsistas, cotistas, estudantes em geral e toda a comunidade acadêmica e população interessada
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet