Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

momento de reflexão

Eventos que remetem à cultura africana marcam o Dia Nacional da Consciência Negra

Foto: Sarau das Artes

Divulgação Sarau das Artes Free sobre Dia Nacional da Consciência Negra

Divulgação Sarau das Artes Free sobre Dia Nacional da Consciência Negra

A incansável luta de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, é relembrada no Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro. A morte veio enquanto lutava pelos direitos do seu povo, no período do Brasil colonial, em que lutou até a exaustão contra a escravidão, que só viria 193 anos após a sua morte. Em 1888, a escravidão foi oficialmente abolida, mas as marcas deste passado sempre se farão presente em memória e luto, para que as pessoas nunca esqueçam que existir é conviver com as diferenças, e só assim, a humanidade será humana. Para celebrar, refletir e promover a eterna luta de igualdade, o Olhar Conceito separou alguns eventos que remetem ao Dia da Consciência Negra.

Nesta terça-feira (19) a partir das 19h, o Sarau das Artes Free acontece na Praça da Mandioca no Centro Histórico de Cuiabá. Com palco livre, interação entre artistas e público, leilão de obras de arte, intervenções urbanas, pinturas, projeções. Em perpetuação do espírito livre, o Sarau das Artes não poderia deixar de trazer um momento reflexivo acerca da liberdade dos povos, dos gêneros, das ideias e, principalmente, da arte.

Também no Centro Histórico, porém na rua Voluntários da Pátria no Museu da Imagem e Som de Cuiabá (Misc), acontece o Sarau Kizombá a partir das 18h, com apresentações culturais de poesia, canto, música, capoeira, e desfile. A palavra Kizombá significa “Festa do Povo” para valorização, resgate e a exaltação das heranças culturais africanas em Mato Grosso.

O 5º Encontro Regional da Casa dos Estudantes de 20 a 24 de novembro, sendo que neste período diversas atividades serão promovidas, e principalmente, com foco na Consciência Negra. Uma exposição fotográfica resultado do trabalho de alunos da Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), aborda a cultura africana e suas referências no Brasil.

Na abertura do evento no dia 20, haverá uma palestra às 19h com a professora e pesquisadora Cândida Soares do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação, do Instituto de Educação da UFMT. Além disto, ainda na quarta-feira acontece a Noite da Consciência Negra no espaço da ADUFMAT, com axé, hip hop, capoeira e outros elementos da cultura afro.

Além de disseminar a cultura africana, estes eventos propõe uma reflexão sobre o preconceito, as marcas deixadas pela escravidão, o abismo social. Afinal, já se passaram mais de 100 anos, e até hoje, os dados são contundentes, e revelam que a maioria das vítimas de assassinato no país, são jovens negros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet