Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Como fazer

Peixe descoberto pelos Vikings pode coroar sua ceia de natal; Aprenda receita da torta de bacalhau

Foto: Reprodução / Ilustração

Peixe descoberto pelos Vikings pode coroar sua ceia de natal; Aprenda receita da torta de bacalhau
O bacalhau, que para muitos é somente mais um peixe que pode se tronar uma refeição suculenta, tem, no entanto, uma história milenar. Registros de fábricas para processamento do bacalhau na Islândia e Noruega datam do século IX.

Leia mais: Chef ensina como fazer quiche de presunto e queijo; Confira a receita

Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do bacalhau, espécie que era farta nos mares que navegavam. Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.

Mas deve-se aos bascos, povo que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da França, o comércio do bacalhau. Os bascos conheciam o sal e existem registros de que já no ano 1000, realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco.

Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado.

O bacalhau foi uma revolução na alimentação, porque na época os alimentos estragavam pela precária conservação e tinham sua comercialização limitada ( a geladeira surgiu no século XX). O método de salgar e secar o alimento, além de garantir a sua perfeita conservação mantinha todos os nutrientes e apurava o paladar. A carne do bacalhau ainda facilitava a sua conservação salgada e seca, devido ao baixíssimo teor de gordura e à alta concentração de proteínas.

E toda esta história e tradição milenar pode coroar sua ceia de natal na forma de torta, que pode ser servido acompanhada de saladas ou outros alimentos leves. Confira a receita:

Ingredientes – Massa:

1 1/2 xícara (chá) de Farinha de Trigo Nita
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de Fermento em Pó Nita
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 lata de creme de leite

Modo de preparo:

Em um recipiente, peneire a farinha de trigo, o sal e o fermento. Faça um buraco no meio e adicione a manteiga e o creme de leite. Misture a massa com a ponta dos dedos até ficar homogênea, sem grudar nas mãos. Envolva a massa em filme plástico e deixe descansar por cerca de 30 minutos.

Ingredientes – Recheio:

2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
2 xícaras (chá) de bacalhau dessalgado, limpo e desfiado
2 tomates picados
1/2 lata de creme de leite
sal, pimenta a gosto
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Aqueça o azeite e refogue o alho e os tomates. Coloque o bacalhau e mexa por cerca de 5 minutos. Deixe esfriar, misture o creme de leite, os temperos e o queijo ralado.

Montagem:

Abra a massa em uma superfície enfarinhada e forre o fundo e as laterais de uma forma redonda média, previamente untada. Coloque o recheio e faça tiras com a massa para decorar a torta. Leve para assar em forno 180°, por, em média, 25 minutos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet