Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

georreferenciamento

Sistema do governo mapeia colaborativamente indicadores culturais do Brasil

Foto: Internet

Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais

Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais

Manter viva a cultura brasileira através de um mapeamento colaborativo. Coletar, armazenar e difundir dados sobre agentes e objetos culturais em todo o Brasil é a missão do Registro Aberto da Cultura (RAC) em que um dos módulos é o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). Através do georreferenciamento, qualquer cidadão pode incluir informações sobre a sua cidade ou pesquisar sobre cultura. O SNIIC é a primeira experiência governamental de mapeamento cultural colaborativo.

Leia mais: Fiéis comemoram 30 anos da comunidade Cristo Redentor

O SNIIC está baseado em três conceitos centrais: usuário-informante, agente cultural e objeto cultural. Este
programa utiliza uma árvore de tipos que contempla a diversidade cultural brasileira e permite a qualquer cidadão, ou agente cultural a cadastrar informações que lhes sejam pertinentes sobre a cultura.

“O sistema possibilitará a seus usuários uma interface dinâmica e viva, que contribuirá para a produção, gestão e difusão da produção e da diversidade cultural e artística brasileira, sua proposta é ser uma plataforma de governança colaborativa, cujo conceito orienta para a direta e importante participação do cidadão brasileiro através de interfaces típicas das redes sociais. Trata-se de qualificar o uso dos dados públicos pelo cidadão interessado, e implementar ambientes e padrões que incentivem o desenvolvimento distribuído de aplicações e serviços, criados a partir de demandas locais”, diz o manual do SNIIC.

Em Cuiabá apenas três cadastros referentes a música constam no sistema, sendo um agente cultural, a Sociedade Musical Bachiana Brasileira e o grupo Alma de Gato. Mas, há registros em outros municípios como Tangará da Serra, Sorriso, Campo Novo dos Parecis, entre outros. Já quanto ao teatro são apenas dois registros em Cuiabá, porém, três em Rondonópolis, em Primavera do Leste, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Sorriso ,entre outras.

Em comparação a produção do Sudeste/Sul do país, Mato Grosso ainda engatinha quanto aos registros no sistema, mas, já é um início e para aqueles que pretendem coletar informações sobre a cultura ou contribuir com este mapeamento, basta acessar: sniic.cultura.gov.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet