Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

teatro de brinquedo

Voadeira no Circo volta à UFMT em apresentação pós-paga e promete risadas e surpresas ao público

Foto: Divulgação

Teatro de Brinquedo

Teatro de Brinquedo

Os bonecos ganham vida novamente nas mãos dos atores do grupo Teatro de Brinquedo, nesta quinta-feira (5), quando reapresentam o espetáculo “Voadeira no Circo”, desta vez no saguão do Instituto de Linguagens (IL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) às 18h. No último domingo (1º), o grupo estreou a peça na praça do Restaurante Universitário, e devido ao sucesso de público, agora compõe a programação do evento “Artes no IL”. O show será pós-pago, por isto, os atores pedem ao público que contribuam com quaisquer valores para custo do grupo que é independente na cena em Cuiabá.

Leia mais: Mostra das Recentes Obras de Arte abre nesta quinta celebrando aniversário da UFMT

A peça conta a saga de Narcisa, a viúva de Malafaias que herda de seu marido o circo de bonecos que sempre sustentou e motivou a vida do casal. Mas ela não percebe que Malafaias se foi e deu vida aos três bonecos que animavam o circo: Brutus, Fiorella e Pedrinho. Assim como na vida real, os bonecos aprendem a amar e odiar. Quando a dona do circo descobre, já é tarde demais. Como o teatro é a arte que imita a vida, a trupe utiliza bonecos, máscaras, fogo, danças e muita música para contar esta história.

Segundo a atriz Raquel Mützenberg, que interpreta a bailarina Fiorella, “o público recebeu de braços abertos o espetáculo, sentou e gargalhou junto. Este é o maior motivo pelo qual fazemos teatro mesmo não tendo apoio ou patrocínio: queremos levar a nossa arte para o maior número de pessoas".

O Artes no IL é um evento que incentiva o sistema pós-pago, em que o público assiste o espetáculo e, ao término deste, paga o quando puder ou achar que deve dar.

Neste trabalho, o Teatro de Brinquedo dá continuidade às pesquisas em dramaturgia do ator e em teatro com bonecos. Os personagens foram criados a partir de leituras e estudos sobre o balé Petrushka, de Ígor Stravinski, e trabalhados pelos atores durante suas investigações com pesquisa de movimentos, jogo de cena, experimentação vocal e no trabalho com os bonecos.

Os atores criaram uma dramaturgia autoral a partir desse material de pesquisa. O elenco é composto por Douglas Peron, Henrique Ferreira, Juliana Graziela, Millena Machado, Raquel Mützenberg e Willian Kanashiro. O grupo também é responsável pela confecção dos bonecos, que mais uma vez receberam a pintura dos rostos da artista plástica Rosana Schmitt, antiga parceira do Teatro de Brinquedo.

Os bonecos são manipulados dentro do cenário itinerante, e durante o desenrolar da trama, a trupe o leva para diferentes pontos do espaço onde é apresentado. O cenário foi confeccionado por Genival Soares.

Como primeiro espetáculo de rua, o Teatro de Brinquedo já deu um passo largo: em uma das cenas o grupo utiliza uma pedra que pega fogo e ao jogar água as chamas crescem. A ideia da pedra é da atriz Juliana Graziela, que é formada em Física pela UFMT e estuda diferentes materiais que podem ser utilizados cenicamente. Para esta cena, o grupo frisa que realizou exaustivos ensaios em busca da execução perfeita, com cada ação cautelosamente partiturada, para garantir a segurança de todos e o êxito do momento cênico.

E as partituras do espetáculo também estão no corpo e na música executada ao vivo, por Willian Kanashiro, que interpreta o maestro Kaiowashiro, e executa toda a sonoplastia com uma guitarra elétrica acompanhada de muitas distorções. A sonoplastia é assinada por Augusto Krebs e William Kanashiro.

“Voadeira no Circo” é o terceiro espetáculo do repertório do Teatro de Brinquedo. A peça estreou em Curitiba em abril deste ano, no Fringe do Festival de Curitiba, e foi levado recentemente à Primavera do Leste, para o I Festival Cena Mato Grosso. Para conhecer mais sobre o grupo, acesse o portal www.teatrodebrinquedo.org.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet