Olhar Conceito

Quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Notícias / Artes Cênicas

Projeto Artes no IL traz efervescência cultural à UFMT com apresentações e ciclo de debates

Da Redação - Marianna Marimon

04 Dez 2013 - 17:02

Foto: Divulgação

Peça apresentada no Artes no IL

Peça apresentada no Artes no IL

Trazer a arte ao centro da efervescência cultural é a proposta do projeto “Artes no IL” que acontece no Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante este mês de dezembro. Organizado pelo Coletivo à Deriva que é pertencente ao grupo de pesquisa Artes Híbridas de pós-graduação em estudos de cultura contemporânea do IL.

Leia mais: Aplicativo que permite homens avaliarem mulheres tem lançamento adiado e causa polêmica

Durante todo o mês de dezembro irão ocorrer diversas apresentações como teatro de rua, teatro de arena, música, poesia, artes plásticas, dança, rodas de conversa e debates. O “Artes no IL” está baseado no tripé: fruição, formação e criação.

A coordenadora do projeto, Maria Thereza Azevedo, ressalta que o Coletivo à Deriva é um grupo flutuante que todo ano realiza intervenções na cidade, e com isto, nasceu o “Artes no IL”, cuja proposta é criar um campo de criação, produção e debate sobre arte.

“Estamos sempre debatendo as peças, como foi o caso sobre Cidades dos Outros, que foi realizada durante a programação do mês de agosto, e debater a cena de poesia, esta perspectiva de discussão. E este mês agora, teremos apresentação do Teatro de Brinquedo na quinta-feira (5) às 18h”, contou.

Além da apresentação do grupo Teatro de Brinquedo com o espetáculo “Voadeira no Circo”, o artista plástico Herê Fonseca irá realizar uma performance ao vivo também na quinta-feira, das 15h às 18h. “O Herê irá pintar no saguão do IL, um painel que ficará exposto lá mesmo, também faremos filmes com debates e a programação ocorre durante todo o mês de dezembro”, reforçou Maria Thereza.

Artes no IL também irá promover no dia 19 de dezembro, o I Seminário Artes da Cena, realizado pelo Grupo de Pesquisa Artes Híbridas, intersecções, contaminações e transversalidades para debater Linha Artes da Cena: territórios e fronteiras.

Confira a programação completa do seminário:

14h - Mesa 1: Performance, corpo, imagem e ativismo. Participantes: Ivoneides Amaral - “Performance e ritual na dança dos mascarados de Poconé”.
Viviane Tchailan - “Performance e política: a arte como ativismo”.
Daniela Leite - “Por Devires Poéticos: o corpo enquanto território da criação”.


14h45 Mesa 2: Dança, espaços e textos no contemporâneo. Participantes: Elka Moura Victorino Pasion – “Leituras de um corpo na dança contemporânea”.
Tatiana Horevicht – “O “Locus” da cena: A redefinição do espaço cênico no teatro contemporâneo”
Juliana Capilé – “Cidade dos outros: escrituras cênico-dramatúrgicas conjugadas e contaminadas”


16h - Mesa 3: Costumes, mitos, lendas e tradições. Participantes: Joilson da Conceição – “Comunicação e Teatro: imagens da cidade e experiência urbana na comédia As fias de mamãe”
Andhressa Sawaris Barbosa – “Memórias do espaço urbano na comédia de Liu Arruda”
Carlos Roberto Ferreira – “Homem do Barranco: pesquisa e dramaturgia na cena ribeirinha”
Wanderson Lana – “Morrer, Perder e Sofrer - A dramaturgia trágica para infância e juventude do Teatro Faces”


16h45 - Mesa 4: Cidade, dança e intervenções. Participantes: Cristiano Costa - “O corpo e a performance nas intervenções urbanas”
Claudyanne Rodrigues – “Bloco dos caretas:dançando a cidade com outros olhos”
Jandeivid Moura – “Micropolíticas da criação e a cidade como campo de experiências”

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet