Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

Conheça a Praia do Forte, destino da Croácia para concentração na Copa

Foto: Jota Freitas / Setur

Conheça a Praia do Forte, destino da Croácia para concentração na Copa
Adversária do Brasil na partida de abertura da Copa do Mundo de 2014, a Croácia escolheu a Praia do Forte, no Litoral Norte da Bahia, para ficar concentrado. A equipe escolheu o Tivoli Ecoresort como centro de treinamento no Brasil. A Croácia está no Grupo A, com Brasil, Camarões e México. Além do jogo de abertura, em São Paulo, vai a Manaus e Recife para jogar.

O G1 apresenta a localidade para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer a região, uma das mais procuradas pelos turistas que chegam à Bahia.

A Praia do Forte é pertencente ao município de Mata de São João e fica localizada em uma região conhecida como Costa dos Coqueiros, a cerca de 56 km do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, 75 km da Estação Rodoviária e a cerca de 80 km do Centro Histórico, em Salvador.


O lugar reserva encantos naturais e históricos. Quem chega a Praia do Forte não pode deixar de conhecer o Projeto Tamar, que fica na vila, e o Castelo Garcia D’ávila, que fica aberto à visitação e pode ser alugado para festas memoráveis ou fazer um passeio por dentro da Reserva Sapiranga. As praias da região também

Praia do Forte é conhecida também por ser cenário de shows de grandes artistas da música brasileira, como Gal Costa e Caetano Veloso. Ivete Sangalo já fez show na região, assim como outros artistas da Bahia, como Durval Lélis e Bell Marques, do Chiclete com Banana.

Em Praia do Forte também está sediada uma das unidades do Projeto Tamar, uma entidade especializada na preservação de tartarugas marinhas na Costa Litorânea da Bahia. O local pode ser visitado diariamente, das 9h às 17h30. No verão, o período de funcionamento é ampliado das 8h30 às 19h.

A entrada custa R$ 16 (adultos). Crianças de 6 anos até 17 anos pagam meia-entrada mediante apresentação de documento que comprove a idade. Menores de 6 anos não pagam para entrar.

Quem prefere um passeio com mais emoção pode conhecer a Reserva Ecológica Sapiranga. A área abriga animais silvestres, além de orquídeas, bromélias e outras plantas nativas em 600 hectares de Mata Atlântica preservados. O passeio é ótima opção para quem curte turismo de aventura e quer estar em contato com a natureza. Há trilhas sinalizadas que podem ser feitas a pé, de bicicleta ou em quadriciclo.

Castelo Garcia D’Ávila: A ruína do Castelo é um dos principais monumentos da região e é considerado a primeira grande edificação portuguesa do país. Em 1551 o castelo começou a ser construído por Garcia D’Ávila, que chegou ao Brasil junto com o governador geral Thomé de Souza.

A Casa da Torre, como é conhecida a edificação, fez parte da colonização e defesa do país durante três séculos. Em 1835 o castelo foi abandonado e tombado em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na localidade o visitante pode conhecer a Capela de São Pedro dos Rates, que atualmente é chamada de Capela de Todos os Santos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet