Olhar Conceito

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Música

dinossauro do rock

O maldito do rock volta à Cuiabá: Serguei viaja entre blues e rock em show

Foto: Reprodução / Ilustração

Serguei em sua casa-museu em Saquarema, Rio de Janeiro

Serguei em sua casa-museu em Saquarema, Rio de Janeiro

O nome tão conhecido surgiu da dificuldade que um amigo de infância tinha de pronunciar “Sérgio”. Mas Serguei ficou e é hoje uma das lendas do rock n´roll brasileiro, o terceiro mais velho do mundo, com seus 80 anos de idade.

Em turnê que teve inicio em Florianópolis, passou pela Sapucaí, foi pro Rock in Rio e depois ao programa Fantástico, Serguei chega a Cuiabá para fazer um show com a Banda Fábrica, em um especial do canal MTV.

Em apresentação única, o músico cantará neste sábado (21/12), a partir das 22h, no Clube de Esquina, lugar onde os ingressos antecipados podem ser adquiridos por R$ 20,00.

Esta é a quarta vez que Serguei vem a Cuiabá, sendo que a primeira foi como comissário de bordo pela PanAir e a outras no Clube de Esquina e uma Casa de show que já fechou. Ele afirmou estar bem ansioso com esta próxima apresentação. “Tenho muita história para contar para o público e fazer uma viagem entre o blues e o rock n’ roll por aí”.

Quanto ao repertório, Serguei revelou que irá cantar uma música de cada disco e fazer adaptações dos clássicos do rock n’ roll. “Não confundam com cover. Cover é quem copia, eu faço a minha leitura. Pode ter o mesmo arranjo, mas com a minha adaptação”, ressalta.

Maldito do rock: vida e carreira de Serguei


Apesar do imaginário “lascivo” que ronda toda carreira de Serguei – reforçado pelas polêmicas confissões em que revelou ter tido um “affair” com a cantora Janis Joplin e há tempos ter se considerado um pansexual, o cantor ainda se mostra ativo no rock com disposição de dar inveja a muitos novatos da música.

Sob o signo de maldito, somente depois de cantar para mais de 50 mil pessoas sentadas no chão na segunda versão do Rock In Rio, em janeiro de 1991, Serguei recebeu convite para gravar seu primeiro LP pela BMG.

Anos mais tarde, já em 2002, o selo “Baratos Afins” resolveu resgatar e apresentar às novas gerações suas experiências musicais com a pré-psicodelia, em trabalhos lançados em compactos de vinil, como "Eu não Volto Mais" e "As Alucinações de Serguei", de 1966. O cantor usou e abusou das cores da Tropicália muito antes de flertar com ela na música "Alfa Centauro". E mais tarde, "O Burro Cor de Rosa" e "Eu Sou Psicodélico".

Buscar referência sobre Serguei é não deixar de relembrar Janis Joplin. Em um festival em 1968 em Long Island (EUA) o brasileiro conheceu a cantora e viu Jim Morrison tomando coloridas pílulas de Sunshine enterrado num sofá da sala do motel "La Cienega Boulevard" e ainda conheceu de perto Jimi Hendrix em Las Vegas. Mas a glória mesmo foi reencontrar Janis em 1970 no Rio de Janeiro, que veio ao Brasil especialmente para uma canja em seu show.

Passada a fase de loucuras, apesar dos seus 80 anos feitos dia 08/11, este dinossauro do rock'n roll do Brasil esbanja energia "sem precisar de nenhuma droga aditiva ou qualquer tipo de isotônico", como afirma. A verdade é que, sempre de visual bizarro, extravagante e bem humorado, gritando no palco e agitando o tempo todo, Serguei passa a sensação de que o sonho é eterno e a vida uma grande viagem.



Serviço:


Tour Serguei 80
Local: Clube de Esquina
Data: Sábado (21)
Horário: A partir das 22h
Ingressos antecipados: R$ 20
Informações: 3623-3856
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet