Olhar Conceito

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Música

apoio local

Campanha para música de Maurício Detoni "Pra Terra" ser tema da Copa ganha força nas redes sociais

Foto: Marcio Monteiro/Divulgação

Maurício Detoni

Maurício Detoni

“Senhor Divino, não existe nada igual do que viver entre Chapada e o Pantanal”, este é o refrão da música “Pra Terra” de autoria do músico cuiabano Maurício Detoni. A canção que está em seu primeiro CD, foi interpretada junto à Orquestra Sinfônica e do Coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no último domingo (15). Com isso, o maestro Fabrício Carvalho, pró-reitor da instituição, iniciou uma campanha pelas redes sociais, para que a música “Pra Terra” seja adotada como tema da Copa do Mundo em Cuiabá.

Leia também: Sebastiana Faz Moda: a marca que aposta na sustentabilidade com couro de peixe, inova e surpreende com sapatos únicos

Detoni começou a cantar em 1992, e a relação com a música se firmou quando ingressou no Coral da UFMT. O CD
lançado em outubro deste ano reúne toda a produção autoral do músico no decorrer de 25 anos de carreira. Intitulado “Maurício Detoni”, o CD começou a ser gravado em 2010 e foi lançado em 2013. “Tivemos que fazer aos poucos pela falta de recursos, mas, no fim deu tudo certo, e contamos com patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura”, contou.

No domingo (15), Detoni conseguiu arrancar lágrimas da plateia ao entoar a canção. Todo o trabalho do músico que está em seu primeiro CD, revela a sua própria trajetória. “O disco é quem eu sou, ele me representa e conta a minha trajetória. Das 12 músicas, seis são sobre Cuiabá e Mato Grosso, e as demais sobre o Rio de Janeiro (atual residência)”, explica.

Com a reação do público e com o refrão contagioso, Fabrício Carvalho tomou a iniciativa de começar uma campanha pelas redes sociais para que “Da Terra” seja uma das músicas que embalem a Copa do Mundo em Cuiabá. “Através do concerto houve a promoção da canção, e aproveitar porque esta música fala da nossa cidade”, disse.

“Da Terra” nasceu em 1996 para um concurso musical do governo do Estado, que queria uma canção que falasse das peculiaridades da terra mais quente do Brasil, para que fosse trabalhada em campanhas publicitárias. A música ganhou o segundo lugar do concurso, e até hoje, inspira Detoni em seus shows, sendo que realiza espetáculo com o mesmo nome da canção.

“As pessoas cantaram junto e para que ganhe as redes sociais e a boca do povo, pode vir a se tornar um dos temas da Copa. O pessoal do Coral começou a compartilhar um vídeo com a música: #musicadacopa, e quem sabe com este trabalho, consigamos chegar até as autoridades”, destacou.

Detoni ressalta que o próprio disco é uma viagem sobre a sua vida. “A primeira música fala: eu sou do Centro Oeste do Brasil, e na última canção já narra todos os Brasis que existem neste Brasil, toda a diversidade. Mas o disco tem todo o meu caminho”, concluiu.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet