Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

precauções

Cuidados domésticos: Àlcool não deve ser utilizado como produto de limpeza; Entenda

Foto: Reprodução/ Ilustração

Cuidados domésticos: Àlcool não deve ser utilizado como produto de limpeza;   Entenda
Na falta de um produto de limpeza adequado, muitas pessoas utilizam o álcool como produto de limpeza. No entanto, seu uso não se justifica. O álcool evapora rapidamente, ele possui pouca ou nenhuma atividade residual em superfícies. Já produtos específicos para fazer a limpeza, como um detergente ou limpador geral, possuem ação bactericida, preservando móveis, equipamentos e utensílios e não é inflamável.

Leia mais: Nova geração: Pilates pode ajudar o desenvolvimento da criança

O álcool não age diretamente como agente de limpeza, apesar de muitas pessoas acharem que ele é melhor para limpar vidros, mesas, equipamentos de informática, móveis em geral. O uso inadequado pode trazer riscos a saúde e danificar móveis.

Segundo o diretor da empresa de serviços gerais Conservar, Eraldo de Melo, o uso doméstico do álcool no Brasil é considerado um dos maiores do mundo. “Muitos escritórios e residências utilizam álcool como agente de limpeza. O uso desse produto em contato com fórmicas, borracha, acrílico, cola e superfícies de componentes eletrônicos, por exemplo, o álcool pode danificá-las. Em relação à saúde, o produto pode causar ressecamento da pele, se aplicado sem luvas, alergias são causadas devido à sensibilidade específica de cada pessoa, e é altamente inflamável, podendo provocar acidentes”, explica.

Se a utilização for realmente necessária, o mesmo deve ser armazenado em área bem ventilada, esta condição nem sempre está disponível nas empresas. “Algumas empresas deixam o álcool a exposição, isso facilita para um possível acidente. Se ocorrer algum circuito elétrico e o álcool estiver próximo demais, pode ocorrer um incêndio”, disse Eraldo.

Antes de usar qualquer tipo de produto, é necessário prestar atenção nas informações da embalagem para saber para que servem e onde podem ser usados de forma correta, sem correr o risco de danificar os objetos.

O álcool em gel etílico em concentração 70% pode ser encontrado facilmente nos supermercados. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), esse álcool possui ação desinfetante intermediária. No entanto, o acondicionamento,  a diluição e a aplicação limitam sua eficácia como desinfetante. A própria embalagem do álcool em gel nos orienta a deixar o produto em contato com a área a ser desinfetada por dez minutos. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet