Olhar Conceito

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Música

Autor de hit para Tim Maia acusa de plágio cantor americano Aloe Blacc

O músico Paulinho Guitarra, coautor da música "O caminho do bem", sucesso na voz de Tim Maia, disse ao G1, através de sua advogada, que a composição foi plagiada em "Soldier in the city", do cantor americano Aloe Blacc. A advogada Deborah Sztajnberg, que falou do suposto plágio, representa Paulinho e a os herdeiros do coautor Beto Cajueiro. Eles fizeram a música em parceria com Serginho Trombone. Os três compositores tocavam com Tim Maia na época do lançamento da faixa.
"O caminho do bem" foi lançada no álbum "Tim Maia Racional - Vol 2", de 1976. A música também fez parte da trilha do filme "Cidade de Deus" em 2002.
Ouça "O caminho do bem", com Tim Maia (1976).
Ouça trecho de "Soldier in the city", com Aloe Blacc (2013) (faixa 3, à direita da página).


Quem é Aloe Blacc
A faixa "Soldier in the city", que seria plágio de "O caminho do bem", foi lançada no novo álbum de Aloe Blacc, "Lift your spirit", pela Universal Music na Europa. O cantor de soul music de 34 anos cantou um dos maiores hits mundiais de 2013, "Wake me up", com o DJ Avicii. A música ficou em 1º lugar em vendas digitais em vários países, inclusive no Brasil.
Aloe Blacc também ficou conhecido nos EUA com "I need a dollar", em 2010, canção de abertura do programa da HBO "How to make it in America". Em 2011, ele foi uma das atrações do festival Back 2 Black, no Rio.

Suposto plágio
O G1 entrou em contato com Paulinho Guitarra depois que a semelhança entre as duas composições foi apontada por usuários de redes sociais. Paulinho disse que não conhecia "Soldier in the city" e que não autorizou uma versão da faixa por Aloe Blacc. Após receber um link com trecho da música, ele pediu ao G1 que falasse sobre o tema por intermédio da advogada Deborah Stanzberger. Ela representa os dois autores e a editora Very Cool Music, que administra os direitos autorais deles em relação à música.
"Com certeza trata-se de plágio", disse a advogada. Ela afirmou que, neste caso, os autores da música original têm duas opções: notificar os autores da nova faixa para tentar um acordo ou acionar diretamente a justiça. A produtora Jane Lapa, da Very Cool Music, disse que serão tomadas as medidas cabíveis, sem especificar quais serão as ações.
O G1 entrou em contato com a Universal Music do Brasil para saber o posicionamento de Aloe Blacc sobre o caso, mas não obteve resposta até a noite de terça-feira
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet