Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Chapada dos Guimarães

Véu de noiva, Cidade de Pedra e Caminho das Águas estão abertos à visitação; Veja fotos

Foto: Divulgação

Cachoeira da Prainha no Caminho das Águas

Cachoeira da Prainha no Caminho das Águas

A Secretaria de Turismo de Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá) espera receber um público de cerca de 60 mil turistas durante as festas de fim de ano. A cidade é destino garantido para os que procuram belas paisagens, cachoeiras para banho e contemplativas.

Com 33 mil hectares de cerrado, o parque foi criado em 1989. Possui mais de 400 cachoeiras catalogadas, além de cavernas e 157 quilômetros de paredões de pedra, inclusive um ponto turístico denominado 'Cidade de Pedra'.

Atualmente, estão abertos à visitação o Mirante do Véu de Noiva, o Circuito das Cachoeiras, a Casa de Pedra, Cidade de Pedra e o Morro de São Jerônimo. Exceto o Mirante Véu de Noiva os demais atrativos necessitam de agendamento prévio com guias ou condutores autorizados pelo Parque Nacional. A Cachoeira da Salgadeira continua interditada.

Confira alguns dos locais que estão abertos para visitação:


Véu de Noiva

O ponto turístico mais procurado em Chapada dos Guimarães é o Véu de Noiva, são 86 metros de queda formados pelo rio Coxipó e está localizada no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a cerca de 11 km da cidade.

Não é permitido o banho no local, os turistas podem apenas contemplar a vista de um mirante que fica sob os cuidados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

No local, há um estacionamento, guarita com porteiro, bebedouro e uma trilha de cerca de 500 metros até o mirante de onde é possível ver a queda d’água. Não é necessário o uso de guia, mas atualmente é controlada (100 pessoas por vez), de quarta a segunda-feira, das 9h às 16h30.

Caminho das Águas

O circuito de cachoeiras do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é também conhecido como caminho das águas, circuito das águas ou 7 cachoeiras. São elas: Cachoeira 7 de setembro; Cachoeira da Hidromassagem ou Sonrisal; Cachoeira do Pulo; Cachoeira do Degrau; Prainha; Cachoeira das Andorinhas; Cachoeira Independência.

Para visitar o circuito de cachoeiras é necessário guia turístico. As visitas começam às 9h e seguem até às 16h30. Em cinco destas sete cachoeiras é permitido tomar banho. 

Cidade de Pedra

Cidade de Pedras é o nome genérico para toda a região no alto destes paredões do parque nacional de Chapada dos Guimarães e dois mirantes naturais tem sido visitados há anos e se consolidaram como rota de visita. São eles: mirante do Rio Claro (a região do Vale do Rio Claro fica logo abaixo) e o mirante do Rio Paciência, também conhecido como
Paredão do Eco.

Alguns dos paredões mais altos em Chapada dos Guimarães são originados da formação Botucatu e são gigantescos, com alturas que chegam até a 300 metros em alguns pontos.

Aos finais de semana os visitantes poderão acessar o atrativo por conta própria, desde que tenham feito agendamento. As visitas autoguiadas terão a entrada no atrativo das 15h00 as 16h30 e a saída até 17h00 h do dia do passeio. O agendamento é obrigatório, sendo realizado via internet no site http://www.ecobooking.com.br. Ao finalizar seu agendamento imprimima e assine a “Declaração de Ciência e Termo de Responsabilidade” para ser entregue no atrativo.

O acesso ao atrativo em outros horários ou datas, é feita mediante agendamento com agência ou guia/condutor cadastrados no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O agendamento deve ser feito até 11:30h do dia do passeio.

A Cidade de Pedra fica a cerca de 25 km do centro de Chapada dos Guimarães, 78 km de Cuiabá e 28 km do Véu de Noiva (sede do Parque Nacional). Informamos ainda que o acesso deve ser feito em veículo com tração 4X4, pois a estrada tem grande quantidade de areia e o ICMBio não oferece serviço de guincho.

Vale do Rio Claro

O Vale do Rio Claro é uma das regiões com o visual mais pré- histórico que poderemos conhecer na Chapada dos Guimarães. Gigantes paredões de arenito, cerrado preservado, veredas e trilhas com muita areia, mostrando as marcas de milhares e milhares de anos, numa beleza cênica inesquecível. Lá nasce o Rio Claro, que já vem com um bom volume de água, formando um rio cristalino. É permitido tomar banho no local.

Morro de São Jerônimo

O ponto turístico 'Morro de São Jerônimo' foi reaberto para visitação em abril de 2010, sendo possível apenas com guia de turismo credenciado e mediante agendamento prévio, de quinta a segunda-feira. É preciso procurar uma agência credenciada e agendar o passeio.

O Morro de São Jerônimo fica localizado na borda sul do parque nacional de Chapada dos Guimarães, com ampla vista de 360º, para toda a planície pantaneira, Morro do Quebra Gamela e paredões da Chapada. É um dos pontos mais altos da região, com mais de 800 metros acima do nível do mar.

As informações foram repassadas a reportagem pela Secretaria de Turismo de Chapada dos Guimarães.

Saiba mais aqui  e AQUI

Atualizada às 08h30

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet