Olhar Conceito

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Saúde da mulher

Sete coisas que você deveria saber sobre a menstruação; Confira

Foto: Reprodução/Ilustração

Sete coisas que você deveria saber sobre a menstruação; Confira
A menstruação é algo natural da fisiologia da mulher. O corpo feminino se prepara todo mês para uma possível gravidez e, quando esta não acontece, o útero descama sua membrana interna, chamada de endométrio. Este resíduo compõe a menstruação, juntamente com sangue.

Leia mais: Gestantes devem ficar atentas ao consumo excessivo de iodo

O ciclo menstrual dura em média 28 dias e é constituído de quatro fases. Na primeira, é a menstruação em si, que dura entre cinco e sete dias, com variações de mulher para mulher. Na segunda fase, o óvulo se prepara para sair do ovário. Na terceira, temos a ovulação. Na quarta, o óvulo viaja pela trompa de falópio até o útero e, se não é fecundado, o ciclo recomeça.

No entanto, algo que é matéria de biologia do ensino fundamental ainda é envolto por certo preconceito, hesitação ou expressões de nojo. Uma pesquisa australiana de 2012 mostrou que apenas “13% das mulheres conseguiam responder corretamente os dias do ciclo menstrual em que são férteis”.

Uma série da fotógrafa Emma Arvida Bystrom, chamada “There Will be blood” (Terá sangue), foi publicada no site Vice. No entanto, para acessá-la, é preciso confirmar que o usuário têm mais de 18 anos. As fotos não mostram cenas violentas ou pornográficas, apenas mulheres que ficam menstruadas em situações cotidianas.

Por conta desta reserva ao se tocar no assunto menstruação, muitas mulheres passam por situações desagradáveis ou no mínimo inesperadas por falta de conhecimento. Pensando nisto, reunimos sete coisas que você deveria saber sobre a menstruação.

Confira:

- Você pode ficar grávida durante a menstruação: Estudos mostram que apesar de altamente improvável, há chances de isto acontecer. É mais comum em mulheres que têm ciclos menstruais muito curtos ou muito longos, o que traria o dia da ovulação mais próximo do dia em que o sangramento começa.

- Seu período fértil é durante e próximo à ovulação: A ovulação é o período em que o óvulo sai do ovário e acontece geralmente no meio do ciclo menstrual, próximo do décimo quarto dia.

- Menstruação irregular pode significar muitas coisas: A menstruação irregular pode ocorrer quando não há sangramento, quando o sangramento ocorre no meio do ciclo menstrual ou quando o sangramento dura mais de sete dias. Isto pode ser sinal de perda extrema de peso, gravidez, uso de certas drogas e doenças. Quando isto acontece, é hora de marcar uma consulta com a ginecologista.

- A mulher sangra cerca de uma xícara de sangue: Mesmo com fluxos mais intensos, as mulheres geralmente perdem entre uma colher de sopa e uma xícara de sangue a cada mês.

- Opiniões sobre sexo durante a menstruação variam: Da mesma forma que cada pessoa têm preferências pessoais sobre posições e parceiros sexuais, o mesmo se aplica à fazer sexo durante a menstruação. Isto vale para homens e mulheres.

- Sua libido pode aumentar durante a menstruação: Neste período, a progesterona, o hormônio que se acredita diminuir a libido, está no seu nível mais baixo.

- Ninguém sabe se menstruações sincronizadas é algo real: Há a crença de que mulheres que passam muito tempo juntas começam a ficar com ciclos menstruais sincronizados. No entanto, não há nenhum estudo conclusivo sobre o assunto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet