Olhar Conceito

Domingo, 28 de novembro de 2021

Notícias / Saúde e Beleza

Saúde capilar

Verão: Dicas de como cuidar dos cabelos na estação mais quente do ano

Da Redação - Stéfanie Medeiros

30 Dez 2013 - 16:56

Foto: Reprodução/Ilustração

 Verão: Dicas de como cuidar dos cabelos na estação mais quente do ano
Verão. Nesta época do ano, muitas pessoas vão passar alguns dias na praia ou organizam reuniões com os amigos na beira da piscina. Todos sabem os cuidados necessários com a pele, mas alguns ainda negligenciam nos cuidados com os cabelos.

Leia mais: Com a chegada do verão excesso de filtro solar pode causar conjuntivite tóxica

Para ajudar a esclarecer as precauções, o Dermatologista Rodrigo Rodrigues Motta ensina como curtir o sol e manter seus fios saudáveis e bonitos.

Eles alertam para o fato de a água do mar e da piscina agridem os cabelos, pois além de diminuírem o manto gorduroso responsável pela proteção dos fios, fragilizam a cutícula (camada externa dos fios).

Segundo o dermatologista, “a consequência dessa diminuição do manto gorduroso e a fragilização da cutícula aumenta a perda de água dos cabelos, resultando em fios ressecados, quebradiços e com pontas duplas. A água da piscina contém cloro e a água do mar contém altas concentrações de sal, ambas são substâncias que agridem os fios”.

Para quem pretende curtir o verão mantendo os cabelos bonitos e minimizando os efeitos dessa época do ano, o profissional explica que uma dica muito valiosa e de baixo custo é sempre enxaguar os cabelos com água doce após sair do mar e piscina, para eliminar o excesso de sal ou cloro e evitar que eles continuem agindo nos fios. “Nesta época opte por produtos que combinem hidratantes e filtros solares. Produtos a base de silicone também são uma boa pedida antes de se jogar sem culpa no mar ou piscina, pois forma uma barreira protetora no fio”, disse Motta.



“Uma vez por semana utilize um shampoo anti-resíduos para remover os resquícios de protetores solares, cremes, cloro e sal. Após isso faça uma hidratação com um produto de qualidade”, indica o dermatologista. Ele comenta que muitas vezes utilizamos máscaras capilares na praia e piscina na intenção de proteger os fios, mas explica que não é um procedimento indicado, pois muitas vezes seus princípios ativos reagem com o cloro e sal colaborando para potencializar os danos causados.

Ele também ressalta que é importante manter uma alimentação saudável com ingestão de água e sucos naturais, pois além de manter o corpo hidratado deixarão seus cabelos mais saudáveis e bonitos.

Após o término do verão o Dr. Rodrigo indica “Depois da temporada de sol, vento, piscina e mar, é importante que seja feito um bom corte de cabelo para eliminar as pontas danificadas, mantendo o uso do shampoo anti-resíduos e hidratação uma vez por semana”.

Ter cabelos lindos na estação mais quente do ano depende de pequenos cuidados. O Dermatologista do Hospital São Cristóvão lista dicas essenciais para manter seus cabelos bonitos e saudáveis:

• Use chapéus, lenços e bonés para proteger os cabelos da exposição ao sol;
• Evite químicas, chapinhas e secadores antes da temporada;
• Não mantenha os cabelos presos, pois isso agride a estrutura dos fios, principalmente se já estão ressecados;
• Lembre-se sempre de enxaguar os cabelos com água doce após contato com o mar e água da piscina.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet