Olhar Conceito

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

arte e cultura

Encontro de artistas: Garatuja promove arte em eventos descontraídos; Entenda

Foto: Reprodução/ Garatuja

Encontro de artistas: Garatuja promove arte em eventos descontraídos; Entenda
O ambiente por si só exala criatividade. Um tanto rústico, a sala ampla é toda preenchida por mesas de madeira e bancos com estofados cinzas. As paredes de tijolinhos expostos, pintados de branco de forma propositalmente inacabada, tem pendurada em si desenhos de todos os tipos, feitos com diversos materiais.

Leia mais: Desabafo de um repórter fotográfico: a imagem como retrato da realidade

Alguns retratam personagens famosos, como a rainha de copas de Alice no País das maravilhas. Outros mostram pássaros, pessoas anônimas ou composições surrealistas que aos poucos surgiram na mente do artista. Mas o clima não é pesado. Na verdade, apesar de nem todos se conhecerem, o Garatuja tem aquele ar de reunião de amigos íntimos. Conversas para todos os lados enquanto os dedos trabalham com lápis, caneta, giz ou tinta.



Criado por Jhon Douglas, Julio Diniz e Marcelo Cabral no final de 2012, o Garatuja vai agora para sua quarta edição. O objetivo do encontro é reunir pessoas que ama o desenho, independente da qualidade. Não importa se a pessoa consegue chegar à níveis de exposição em galerias internacionais ou apenas desenhar homens palitos. Na verdade, o que realmente importa é criar a atmosfera de criação e cooperação em prol da arte, seja ela profissional ou amadora.

Todos os desenhos produzidos durante o Garatuja são guardados por seus criadores, que quando juntarem uma quantidade significativa, farão um catálogo online e, se tudo der certo, uma exposição. Desta forma, o encontro mostra a quantidade de pessoas interessadas em arte e cultura. “ O Garatuja é pra isso, pra motivas as pessoas, fazer elas saírem da bolha e mostrar a cara”, disse Jhon Douglas.



O estudante de publicidade e propaganda da Universidade Federal de Mato Grosso, Victor Capato, trabalhou como bolsista e estagiário no setor de Design da Assessoria de Comunicação da instituição, bem como ilustrador da revista “UFMT Ciência”. Ele participou das duas primeiras edições do Garatuja. Capato explicou que no começo ficou um pouco tímido, pois muitos dos participantes trabalham com desenho profissionalmente. “Mas o ambiente de descontração ajuda muito e todos te incentivam a expressar o que você quiser no seu desenho, desde um ponto até uma Monalisa”.

Já o produtor de moda Lauro Justino avalia a importância do Garatuja pelo encontro de pessoas amante de arte. “Acho importantíssimo ver que existe gente interessada por arte nessa cidade, mesmo que essa pessoa nao saiba todas as técnicas. Mas no Garatuja, ela se importa em trocar sua experiência com outras”, disse ao Olhar Conceito.

A quarta edição do encontro acontecerá na sexta-feira (17), no Edifício Goiabeiras Executive Center. Jhon ainda alerta que é importante chegar cedo, às 19h, para garantir um lugar. Sobre os materiais, é preciso levas somente o que vai usar: caderno ou folhas, lápis, caneta, tinta, dentre outros. O tema é livre.



Serviço


Garatuja – 4° edição
Local: Use-Coworking; Av. Lava Pés, 212 - Sala 702 (em frente ao 44o Batalhão) Ed. Goiabeiras Executive Center – Cuiabá.
Horário: 19h
Data: sexta-feira (17)
O que levar: O básico para desenhar
Visite a página do Garatuja no facebook clicando aqui.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet