Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

Thai Mídia

Professor de Muay Thai de Cuiabá vai promover turismo cultural e de treinos para a Tailândia Veja fotos e encante-se

Alex e Felipe durante viagem em dezembro

Alex e Felipe durante viagem em dezembro

“Uma viagem para dentro de si mesmo, mesmo que lá fora”. Tal e qual escreveu Gilberto Gil em sua canção, viajar para a Tailândia é, sem dúvida, uma dessas experiências únicas em busca de cultura, autoconhecimento e turismo, que o professor de Muay Thai, Alex Paraná, já fazia anualmente, mas que este ano, decidiu compartilhar todo esse universo de informações com mais gente. Para isso, ele criou o Thai Mídia, um canal de turismo, cultura e intercâmbio entre Brasil e Tailândia que, mais do que levar conhecimento sobre a terra das praias e templos mais belos do planeta, vai também levar as pessoas para conhecer o País.

“O Thai Mídia surgiu conforme o crescimento do Muay Thai em Cuiabá. A Tailândia é o berço dessa arte marcial e muita gente estava viajando para lá em busca de conhecimento, mas acabava focando numa coisa só, no treinamento. O País é rico demais em cultura, a gastronomia é ímpar, as belezas naturais nem se fala com suas praias paradisíacas, mas o mais interessante, é que uma viagem de sentimentos. O turismo tailandês não é comprado, é sentido. O budismo é muito forte lá. Os tailandeses não querem saber o que você tem, eles querem saber o que você é de verdade. É essa junção de vivencias que queremos proporcionar com os grupos que vamos começar a levar do Brasil para lá este ano”, explica.



Alex conta que a intenção é levar grupos fechados de brasileiros, praticantes ou não de Muay Thai, para passar um mês na Tailândia vivenciando a cultura, gastronomia, religiosidade e turismo local, a exemplo do que aconteceu com seu aluno Felipe Roder, que acabou de voltar de lá. Ele afirma que essa viagem mudou a sua vida e a maneira que enxerga e com que lida com as coisas.

“Foi a melhor época da minha vida. Fiquei pouco mais de um mês lá onde tive oportunidade de conhecer algumas academias, de treinar Muay Thai em Bangcoc e conviver com tailandeses que vivem da luta e para a luta. Mas também vivi outras coisas, conheci histórias incríveis de resignação. De pessoas de saíram do Brasil e foram para lá sem nada, para viver da luta por que acreditaram, por que se apaixonaram pela cultura e pelo País. Tive oportunidade de conhecer a cultura, a culinária. É especial pela junção de tudo: a energia do lugar ligada à simplicidade das pessoas, te dá uma paz que você passa a carregar dentro si. Eu não tinha a noção quando o Alex falava, mas esse tempo na Tailândia me fez encontrar meu ponto de equilíbrio e ficar bem fisicamente e mentalmente”, relata.



Felipe, que treina Muay Thai, teve como ‘guia’ na Tailândia o seu mestre Alex Paraná. Por meio do Thai Mídia, Alex documentou toda a viagem de Felipe em vídeo para exibir nos campos de treinamento em Cuiabá para que as pessoas vejam que é possível e é acessível. “Estamos finalizando a edição em forma de documentário. A ideia é também colocar o Thai Mídia nos principais bares, restaurantes e pontos de concentração de gente da cidade que tenha circuito fechado de TV. Queremos que o máximo de pessoas tenha acesso ao material e fique motivado a viajar conosco”, diz.

Leia Também: Luta X Letras: lutador Muay Thai lança livro de autoajuda baseado na filosofia oriental
Alex Paraná ensina tradicional Muay Thai para 'controle do corpo e mente'


E pasme, para quem pensa que fazer uma viagem como essa de um mês é necessário gastar rios de dinheiro, pode se animar, que é mais barato do que viajar pelo Brasil. Alex adianta que a perspectiva é fechar os grupos com passagens, hospedagens, treinos e alimentação inclusas por cerca R$ 7 mil. E mais, para ir à Tailândia não é necessário visto, apenas que o passaporte do turista esteja em dia.

A ideia é montar grupos para os meses de novembro, dezembro e janeiro, mas se antes disso houver demanda, pode ser que em julho ele monte grupos também.



Mais sobre a Tailândia:

A Tailândia é um país localizado no sudeste asiático, sendo limítrofe com Laos e Camboja, ao leste; Myanmar a oeste e Malásia, ao sul. A Tailândia é também conhecida como Sião, que era o nome do país até meados de 1949. Thai significa "livre", em tailandês e é assim que as pessoas geralmente se referem quando vão falar sobre esse país e seus habitantes ( cultura thai,língua thai, habitantes Thais,etc.)

O país é uma monarquia constitucional, encabeçada pelo rei Bhumibol Adulyadej, o nono rei da Casa de Chakri, tendo reinado a nação desde 1946 e sendo o mais antigo chefe de Estado do mundo e o monarca com maior reinado na história tailandesa. O rei da Tailândia é intitulado Chefe de Estado, Chefe das Forças Armadas, Defensor da religião budista e o defensor de todas as religiões.

A religião mais praticada é o budismo, com mais de 85% da população adepta a ela. O povo Thai é muito espiritualizado e muito ligado as suas crenças e cultura local. Mas com influencias bem significativas do hinduismo que chegou de viajantes indianos. Criado há mais de mil anos pelos Tailandeses como arma de defesa do território e do rei, o Muay Thai faz parte da cultura local e é o principal esporte praticado no País.

Mais informações com Alex Paraná pelos telefones 92174383 e 30541398, ou com Leandro Paraná pelo telefone 92902819 ou ainda pelo e-mail leandroalves.foco@hotmail.com
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet