Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

ocupando o facebook

Movimentos pela arte invadem as redes sociais e pedem mais artistas e mais cores para a Internet

Foto: Reprodução

Artista mato-grossense Gervane de Paula

Artista mato-grossense Gervane de Paula

Em tempos de redes sociais, todos postam e compartilham: ideias, sentimentos, revoltas, causos e acasos, opiniões, artigos, notícias, etc. E no caos do mundo moderno, eis que deste turbilhão de informações emergem movimentos que pretendem trazer um pouco mais de cor aos dias. “Ocupando o Facebook com Arte” e “Doe um Muro para Grafite” prometem compartilhamentos diferentes. O primeiro pede que você indique um artista de sua preferência para que outros possam conhecê-lo e assim os murais da rede social estarão repletos de arte. E “Doe um Muro para o Grafite” é exatamente isto.

Leia também: A sexta-feira chegou e o fim de semana em Cuiabá promete muita música; Confira

“A ideia: OCUPAR O FACEBOOK COM ARTE. Quem fizer um ‘like’ neste post irá receber o nome de um artista e terá que publicar, no seu mural, uma foto de um dos seus trabalhos”. Mas, com a liberdade da Internet, os internautas vão além e agora pedem que qualquer um, compartilhe um artista em seu mural, para povoar de arte o Facebook. Um poeta, um pintor, um cantor, não importa. O que importa é movimentar o conhecimento.

A iniciativa é valida para abrir novos espaços de diálogo, de troca, de comunicação. E principalmente, que estes espaços estejam ocupados por arte. Assim, compartilhe um poema, uma flor, um amor. Compartilhe um sentimento ou as cores de um quadro especial. Compartilhe uma história ou estória.

Ocupar o Facebook com Arte é espalhar pelo mundo um pouco de magia, nestes dias tão apáticos e conturbados da vida moderna.



Mas esta não é a única iniciativa que corre nas redes sociais em busca de transformar de algum modo, a realidade em que estamos inseridos. “Doe um Muro para o Grafite” é outra campanha, compartilhada em Cuiabá pelo grafiteiro Babu SeteOito.

Recentemente, um grafite de Babu, de um homem pensativo com um coração vermelho pintado no muro de uma loja no Morro da Luz foi cruelmente apagado com uma tinta vermelha para esconder que um dia ali pulsou o amor.

A cidade é cinza, com muito concreto e pouco verde. Há muito não podemos nos orgulhar de dizer que somos uma “Cidade Verde”. Mas, podemos ser uma cidade colorida, com diálogos em muros que refletem a realidade. Um espelho do que é o dia a dia.

Mas, com mais cor. Com mais vida. Com mais amor. O grafite mesmo marginal é a arte urbana (street art). É a maior expressão do grito urbano diante do crescimento da cidade.

Dê seu grito. Se liberte. Solte suas amarras e compartilhe cor, arte, amor. Doe um muro. Pinte. Troque o disco. Mude o mundo, basta sonhar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet