Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Na serra gaúcha, São Francisco de Paula também é destino de verão

Destino muito procurado por turistas durante os meses de frio, São Francisco de Paula, na serra gaúcha, também oferece inúmeros atrativos para os visitantes no verão. A cidade é privilegiada pela grande quantidade de parques, cachoeiras, rios e barragens, onde o visitante pode tomar banho, percorrer trilhas ecológicas ou praticar esportes radicais.
“São Chico”, como é chamada pelos moradores, fica a 112 quilômetros de Porto Alegre, a meio caminho dos parques de Aparados da Serra e da Serra Geral e próxima as badaladas Gramado e Canela. Da capital, o acesso mais fácil é pela ERS-020. Já quem vem de Gramado o acesso é pela ERS-235.

As opções de hospedagem na cidade são variadas e para todos os tipos de bolso. Para quem gosta de contato direto com a natureza, a dica é ficar nos chamados parques ou campings, onde o turista pode optar por se hospedar em apartamentos, cabanas ou barracas. Cercados pelo verde das matas, esses locais oferecem várias opções de passeio e atividades ao ar livre.
O Parque das 8 Cachoeiras fica próximo ao Lago São Bernardo, um dos cartões-postais da cidade. O local é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e recebeu esse nome pela quantidade de cachoeiras que abriga. São quatro opções de trilhas, que levam a quedas, piscinas e mirantes e vão de 20 minutos de duração a cinco horas, dependendo o nível de dificuldade. A melhor para banho é a Cachoeira do Quatrilho.
Também próximo ao Lago São Bernardo fica a Pousada Terra do Sempre. Localizada em uma área de 15 hectares de Mata Atlântida, o local abriga várias quedas d'água e outros atrativos naturais, além de ser povoada por animais típicos do bioma, como jaguatiricas, veados-mateiros, esquilos, quatis, graxains e bugios, entre outros.
São Francisco de Paula


Como chegar
Saindo de Porto Alegre de carro, o acesso mais fácil é pela ERS-020, passando por Cachoeirinha e Taquara. São cerca 112 quilômetros de distância. Também é possível ir até Gramado e de lá pegar a ERS-235. De ônibus, há saídas todos os dias da rodoviária da capital, com passagens a partir de R$ 17,80
Hospedagem
Camping Passo da Ilha: (54) 9966-6636
Parque da Cachoeira: (51) 3504-1446
Parque das Cascatas: (54) 3504.2641
Pousada Parque das 8 Cachoeiras: (54) 3244-2768
Pousada Terra do Sempre: (51) 8461-2954
Mais opções: www.saofranciscodepaula.rs.gov.br
Mais informações
Secretaria de Turismo: (54) 3244-3822
Já o Parque da Cachoeira fica no distrito Eletra, a 35 quilômetros do centro da cidade. Em meio florestas nativas, campos e vales, fica a bela cachoeira do rio Cará. A paisagem é emoldurada por uma ponte de ferro construída em 1935, com um vão de 74 metros. No local também é possível fazer trilhas ou praticar esportes radicais como rappel, escalada e tirolesa.
O Parque das Cascatas, por sua vez, está situado no distrito de Lajeado Grande, a 68 km do centro. Além das cascatas e piscinas naturais ou sociais, a pousada tem como grande atrativo os passeios a cavalo. Todos os parques cobram entrada para visitação ou hospedagem e contam com infraestrutura de bares, restaurantes e churrasqueiras para alimentação.
São Chico também conta com três grandes barragens – do Salto, do Blang e da Divisa – que acumulam água para a geração de energia elétrica. No verão, elas são utilizadas como áreas para lazer, aventura, camping, balneário, pesca amadora e prática de esportes náuticos. Mas é recomendável ter cuidado. Nenhuma delas conta com a presença de salva-vidas e, em alguns pontos, há risco de afogamentos ou outros acidentes.
Quem gosta de um pouco mais de aventura e adrenalina não pode deixar de conhecer o Passo da Ilha, a 65 quilômetros da cidade, quase na divisa com Jaquirana. A “ilha” fica em um ponto onde o Rio Tainhas se alarga sobre um lajeado, formando um “passo”, como dizem os locais. Quando o nível do rio está normal, é possível fazer a travessia de carro – e não precisa ser um 4x4. Um camping hospeda os visitantes no local.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet