Olhar Conceito

Sábado, 26 de setembro de 2020

Notícias / Artes Cênicas

A 1ª bailarina do Theatro Municipal do RJ, Claudia Matos ministra workshop em Cuiabá

Da Redação - Marianna Marimon

21 Jan 2014 - 16:43

Foto: Reprodução

Claudia Mota

Claudia Mota

O Studio de Artes Allegro realiza um workshop com a 1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Claudia Mota, de 27 a 31 de janeiro, para turmas intermediárias e avançadas. É a primeira vez que Cuiabá recebe a 1ª bailarina para apresentar um pouco da sua técnica. O “Workshop de Verão Russo” ainda está com as inscrições abertas e as vagas são limitadas. Mais informações pelo site Allegro.

Leia também: Os 10 instrumentos musicais mais estranhos englobam um piano de gatos, gelo e até caverna

Carioca, Claudia Matos iniciou os estudos com Valéria Moreyra e é formada pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa. Trabalhou com o maitre Fernando Alonso, no Ballet de Camagüey, Cuba, recebendo de suas mãos o Diploma de Excelência em Técnica Cubana.

Aperfeiçoou-se no Ballet Dalal Achcar e teve a honra de trabalhar com grandes nomes da dança nacional e internacional: Sua grande mestra Eugenia Feodorova, Tatiana Leskova, Dennis Gray, Toshie Kobayashi, Jean-Yves Lormeau, Elizabeth Platel, Glen Tetley, Sir Peter Wright, Desmond Kelly, Dalal Achcar, Marcia Haydee, Richard Cragun, Yelena Pankova, Vladimir Vasilev e Natalia Makarova.

É a Primeira Bailarina do Theatro Municipal de Rio de Janeiro desde 2007, recebendo o cargo do então Diretor Artístico Marcelo Misailidis, tendo interpretado todos os primeiros papéis do repertório da Cia, incluindo as obras de Balanchine. Interpretou em O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida e Don Quixote, entre outros.

Primeira bailarina brasileira a interpretar "Carmen", de Roland Petit no Brasil, recebendo grande elogio da crítica francesa, pela Revista EUROPEAN DANCE NEWS. Sir Peter Wight declarou que sua "Myrtha", foi uma das melhores interpretações que ele já viu e sua "Giselle", de "um encantamento especial". Eleita por Vladimir Vassiliev como a melhor intérprete de "Lady Capuleto"no mundo, em sua versão de "Romeu e Julieta".

Apontada por Natalia Makarova como um dos maiores talentos dos últimos anos no Brasil, recebeu o Título de Melhor Bailarina da América Latina, por seu reconhecimento técnico, sua versatilidade e grande potencial artístico, pela Sociedade Cultural Latino Americana.

É considerada por Dalal Achcar, a Dama do Ballet Nacional, a melhor bailarina do nosso país na atualidade.

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet