Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Sol, praia e calor: aprenda a cuidar dos seus olhos no verão

Chega o verão e com ele os óculos escuros deixam de ser um simples acessório e se tornam um item obrigatório na hora de sair de casa. Afinal, quem nunca franziu o rosto inteiro enquanto apertava os olhos em uma tentativa de conseguir enxergar direito sob o sol?

Mas apenas o uso dos óculos escuros não é suficiente - apesar de ser importantíssimo! - para proteger nossos olhos dos problemas que a estação mais quente de todas pode trazer. "O problema mais comum que acontece no verão é a epidemia de conjuntivite, principalmente em função dos elevados níveis de temperatura que contribuem para a multiplicação dos micro-organismos, que são os responsáveis pela doença", explica Liana Toffano, diretora-médica da Clínica de Olhos São Francisco de Assis. A incidência de terçol, herpes, e irritação excessiva também aumenta nesta época do ano.

O uso excessivo do ar-condicionado e ventiladores contribuem para o ressecamento das córneas, o que causa irritação. "Deve-se sempre evitar esfregar os olhos, pois este é o meio mais comum de se contaminar os olhos com vírus ou bactérias. Além disso, o uso de colírios lubrificantes pode garantir maior conforto", garante a oftalmologista Renata Rezende. O contágio de doenças oculares é feito principalmente pelo contato das mãos, portanto mantê-las limpas é essencial, e vale usar o colírio lubrificante depois do mergulho para limpar os olhos.

Óculos escuros devem ter lente específica

A longa exposição ao sol - e aos raios UVA e UVB - também pode causar problemas a longo prazo para os olhos. A pele das pálpebras também precisa de um cuidado especial, e vale lançar mão de protetores solares específicos para a região. Usar óculos escuros também ajuda a proteger a pele da região, além de ser fundamental para a saúde dos olhos. "O uso de óculos escuros protege os olhos dos raios UVA e UVB, prevenindo contra catarata e degenerações da superfície ocular e da retina", explica Renata.

Portanto é importante comprar os óculos não só pelo estilo, mas também pela pela proteção proporcionada. "Deve-se sempre usar proteção solar para evitar as lesões causadas por excesso de raios UV. Para os olhos, a proteção é feita pelo uso de óculos com lentes com filtros de raios UV", explica a oftalmologista Keila de Carvalho, chefe do Departamento de Oftalmologia da Unicamp, que alerta para a certificação das lentes. "Deve-se procurar no óculos ou etiqueta as informações referentes à certificação. Existem certificações oficiais como a Certificação da ABNT", conta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet