Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Turismo

distrito de VG

Bonsucesso está na Rota do Peixe, dos turistas e da população; gastronomia, tradição e cultura

Foto: Reprodução

Bonsucesso está na Rota do Peixe, dos turistas e da população; gastronomia, tradição e cultura
As ruas são estreitas e remetem à sensação de uma cidade perdida no tempo e no espaço. É como se as ruas de paralelepípedos transportassem para o início da civilização em Mato Grosso. Mas, o ano é 2014, e este pequeno distrito de Várzea Grande, conhecido como Bonsucesso faz parte da Rota do Peixe, e serve aos turistas e população, pescados frescos e opções diversas. E como não é só de peixe que vive o homem, o distrito também é repleto de artesanato regional, festas religiosas e doces caseiros.

Leia também: Estreia do 1º videoclipe do grupo Monofoliar; Mundo Som já está na rede

Além dos pesqueiros e dos restaurantes que servem comida na beira do rio Cuiabá, com uma visão privilegiada de um ponto não poluído fecham a beleza da paisagem em Bonsucesso. Um refúgio, um recanto. A única dificuldade para os que visitam pela primeira vez é quanto à sinalização, já que há apenas uma placa sinalizando o caminho para o distrito, e depois, só quando se chega de fato a Bonsucesso.



Mas, o cenário chega a ser bucólico. Antigas máquinas de engenho de açúcar também podem ser apreciadas em uma visita ao distrito, que dão um toque ainda mais saudosista aliada às ruas estreitas. Bonsucesso nos remete a um tempo que não chegou a ser nosso, mas que conhecemos bem através das histórias e estórias de um povo antigo que preserva as suas raízes culturais.



Não só um lugar gastronômico (e que gastronomia mais sublime consegue chegar o peixe com o toque tradicional de quem vive à beira do rio), mas também cultural e que guarda em seu coração, pedaços de tradições que não se perderam no tempo. E também as tradicionais festas de santo que todos os anos ocorrem na comunidade.



Este refúgio está situado a apenas 15 km do centro de Várzea Grande e faz parte da Rota do Peixe. Um dos locais que deve ser saboreado pelos turistas durante a Copa do Mundo, cujo fluxo máximo será de 80 mil pessoas, conforme dados da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O distrito se alonga por mais de 1 mil metros do rio Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet