Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

De toda cor

Arroz e mais arroz: variedades com diferentes benefícios e para diversos pratos

27 Jan 2014 - 10:26

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Arroz e mais arroz: variedades com diferentes benefícios e para diversos pratos
A cozinha brasileira tem um caso de amor inseparável com o arroz. Branco e soltinho, ele está no cotidiano de todos e nem mesmo quem está preocupado com a balança o elimina, apenas o substitui por uma versão mais light, como o integral. O que muita gente não sabe, ou não está habituada a usar, é que existem muitas variedades de arroz disponíveis no mercado e de fácil acesso, com benefícios diferentes e para diversos pratos.

Na loja Viva Bem Melhor, em Cuiabá, Atani Herani mostra algumas opções bem interessantes. O arroz Cateto Integral, por exemplo, libera mais amido que um integral mais comum, sendo uma boa pedida para pratos mais cremosos como risotos.

Leia também:
Médico afirma que beber água ajuda emagrecer; saiba quais são os outros benefícios e aprenda fazer a saborizada
Nutricionista ensina como desintoxicar organismo depois de festas de fim de ano

O integral Jasmine é muito perfumado. O Arbóreo Integral é perfeito para risotos, sendo mais cremoso que o Cateto e conferindo um resultado semelhante ao Arbóreo comum.

Também há o arroz Basmati, segundo Atani, chamado de “o príncipe do arroz”, por ter qualidade superior e ser leve. É muito usado na Índia.

Exótico no paladar e na estética, o arroz Preto Integral tem um sabor mais acastanhado e é trazido da China. De todas as variedades, é o que mais tem notas diferenciadas no sabor.

Igualmente exótico na aparência, o arroz Vermelho não sofre tantas mudanças no sabor, mas é rico em ferro (dobro do arroz comum), zinco e proteínas, sendo muito procurado por quem deseja diminuir os níveis de colesterol no sangue.

E, por último, o arroz selvagem também tem muito ferro e proteínas, tendo como maiores vantagens a ingestão de fibras e vitaminas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet