Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Nenhuma

Maquiagens que prometem benefícios à pele não podem ser mantidas no rosto durante a noite; veja malefícios

24 Jan 2014 - 16:24

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Maquiagens que prometem benefícios à pele não podem ser mantidas no rosto durante a noite; veja malefícios
Não é um mito, é fato: não é saudável que maquiagem nenhuma fique na pele enquanto dormimos, inclusive aquelas que se dizem benéficas ao rosto e propagam a não necessidade de retirar antes de ir para a cama.

Apesar de algumas marcas veicularem propaganda com ideia contrária, a dermatologista Natasha Crepaldi, da Clínia Crepaldi, em Cuiabá, alerta que não existe nenhum tipo ou marca de maquiagem que possa ser deixada na pele sem preocupação de lavar e retirar antes de uma boa noite de sono.

“São vários os prejuízos decorrentes do fato de dormir com maquiagem. Em todos os casos, há um aumento da predisposição ao aparecimento de espinhas, uma vez que a maquiagem por tempo prolongado provoca uma maléfica obstrução física do folículo sebáceo, com retenção de sebo,formação do cravo, inflamação e espinhas”, explica a médica.

Leia também:
Conheça os benefícios da goji berry, frutinha importada que é a nova sensação nas dietas
Maus hábitos alimentares dos cuiabanos podem resultar em obesidade e doenças, alerta médico

Ela acrescenta que, além disso, há risco maior de alergia, uma vez que o tempo de contato do produto com a pele é maior. A textura da pele também pode sofrer alterações e ainda há risco de levar ao envelhecimento precoce, “uma vez que há um acúmulo de sujidades e toxinas, deixando a pele áspera e sem viçosidade”, afirma a Dra Natasha.

Os cuidados para quem usa maquiagem são muito fáceis, segundo a dermatologista. Após algumas horas com o rosto maquiado, os produtos devem ser retirados com o auxilio de um demaquilante, de preferência da mesma marca das maquiagens, seguido de lavagem com sabonete adequado para o tipo de pele.

Após a lavagem, deve ser realizada a tonificação – que ajuda a restaurar o ph fisiológico da pele, favorecendo a circulação sanguínea, garantindo maior vigor. Por último, deve ser usado um creme hidratante adequado para a idade e características da pele.

“Antes de se maquiar, lembrar de aplicar os produtos com a pele limpa e tonificada, garantindo o efeito prometido pelo produto, sem lesá-la”, completa.

A Dra Natasha também indica que para peles oleosas as maquiagens escolhidas devem ter bases não comedogênicas (que não obstruem os poros), líquidas, livres de óleo (“oil free”) ou em pó, com o chamado efeito matificante, isto é, combate a oleosidade, impedindo o brilho desagradável. Blush e sombra sempre em pó para esse tipo de pele, nunca em creme.

“Os pincéis devem ser lavados semanalmente para retirar acúmulo de gordura e obstrução de poros. Para peles secas, os cosméticos devem ser cremosos (mais espessos), ficando liberados o blush e sombra em creme ou bastão”, finaliza Natasha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet