Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Turbine seu cérebro: descobertas que ajudam a melhorar a capacidade cerebral

Você, homem inteligente, esclarecido e culto, acredita que seu cérebro é seu aliado, certo? pois saiba que as últimas descobertas da ciência mostram o contrário: sua mente é uma esposa infiel, capaz de enganar da forma mais ágil. Nós apenas não sabíamos disso. A boa notícia é que a mesma ciência que flagrou a traidora criou formas de colocá-la na linha. a psicologia e a neurociência estão desvendando novas técnicas capazes de tornar a mente mais rápida e esperta.

Três novos livros mostram como. O primeiro é do guru da psicologia comportamental, Daniel Kahneman. Na obra Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar (Objetiva, r$ 23,80), ele explora até onde nossa mente consciente é controlada pela intuição. “A mente intuitiva é a autora secreta de muitas das escolhas que fazemos”, afirma. Ele observou, por exemplo, como os níveis de açúcar no sangue podem comprometer as decisões aparentemente racionais. Um grupo de juízes não concedeu quase nenhuma condicional aos prisioneiros que viram pouco antes do almoço, mas deram a condicional a 65% daqueles a quem interrogaram depois de comer. Em outra constatação inusitada, notou que uma caixinha de gorjeta decorada com fotos de olhos vigilantes fazia com que três vezes mais pessoas dessem algum dinheiro.

O livro Força de Vontade – A Redescoberta do Poder Humano (Escala, R$ 34,90), dos psicólogos Roy F. Baumeister e John Tierney, assegura: “fazer mudanças pequenas pode ajudar você imensamente”. Força de Vontade explica como um armário desorganizado ou um furo na meia podem ser o que não deixa você avançar.

O bloqueio mental do músico Bob Dylan inspirou Imagine: How Creativity Works, do autor John lehrer (Canongate, £ 18,99). Foi só quando decidiu abandonar a música que ele conseguiu compor o hit “Like a Rolling Stone”. “Eu queria descobrir maneiras de aprimorar nossa criatividade”, afirma Lehrer. Ele se aprofundou em pesquisas complexas que comparavam as ondas cerebrais do lado direito do cérebro a momentos de genialidade e chegou a uma descoberta simples: a melhor maneira de estimular momentos de genialidade é relaxar.

As novas ferramentas da neurociência nos permitem abrir a caixa preta do cérebro: além das lições psicológicas práticas está um magnífico mundo novo em que os medicamentos podem aprimorar a memória e correntes elétricas podem duplicar seu intelecto. As previsões podem soar assustadoras. Aparentemente, essas descobertas seriam capazes de criar um super-homem– e há quem garanta que atletas e soldados já usam muitas dessas técnicas. “Já podemos mudar comportamentos e emoções, informações que são importantes para publicitários e governos”, declara Kahneman. “Ele (o poder da neurociência) apresentará maneiras completamente novas de fazer as coisas.” Fique de olho: esse pode se tornar o tratamento milagroso do próximo século.


Afie seu cérebro
Há evidências de que passar sinais elétricos fracos pela cabeça melhora o desempenho. Neurocientistas americanos descobriram em um programa de treinamento de realidade
virtual que soldados que foram expostos a uma corrente elétrica transcraniana ficaram
mais rápidos e duas vezes mais precisos para reconhecer perigos iminentes.

Ligado à tecnologia
A capacidade de conectar o cérebro diretamente a apetrechos tecnológicos, já usada
para mover membros artificiais, em breve poderá ativar mísseis teleguiados ou outros
sistemas de armamento.

Expanda seu inconsciente
Em experimentos com um EEG (eletroencefalograma, o exame que registra as ondas cerebrais através do crânio), pesquisadores americanos pediram a soldados para relatarem quantas ameaças, como bombas ou atiradores, eles eram capazes de perceber durante uma simulação. os traçados do EEG mostraram que o cérebro percebeu três vezes mais ameaças do que os soldados tinham relatado conscientemente. Isso demonstra que seria possível para seu subconsciente responder a uma ameaça percebida pela sua rede neural antes mesmo de você se dar conta dela.



Exercite o músculo da força de vontade
mesmo os menores atos de disciplina têm o poder de aumentar a força de vontade. Portanto, quando aparecer aquela preguiça de ir para a academia, resista. A repetição fará com que a cada manhã seja mais fácil levantar da cama.

Encare o fracasso
A estimulação de imagens mentais já está sendo usada por atletas de elite para melhorar seu desempenho. O time italiano de futebol milan tem uma “sala mental” onde os jogadores aprendem a ficar calmos em situações de estresse. Eles assistem a gravações de seus erros repetidamente, até que possam ver as cenas sem apresentar sinais de angústia.

Não faça nada
Deixe sua mente delirar. John Lehrer explorou a “rede” do cérebro que permanece ativa quando o restante está “desligado” e percebeu que ela conecta as ideias e promove o processo criativo de incubação, dando a você momentos de inspiração.

Comidas do cérebro
Ingredientes para alimentar sua inteligência

Mirtilos - São conhecidos por seus antioxidantes, mas poucos sabem da sua habilidade em reduzir a perda de memória.

Amoras-pretas - São cheias de vitamina C, o que melhora a agilidade mental.

Brócolis - Oferecem uma dose de vitamina K, conhecida por melhorar a função cognitiva.

Salmão - É rico em Ômega 3, para a luta contra o Alzheimer e outras doenças.

Abacate - É rico em gorduras monossaturadas saudáveis, o que promove o fluxo de sangue para o cérebro, mantendo a função da mente em alta.

Sementes de abóbora - Contêm doses de zinco, vitais para a capacidade da memória
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet