Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Literatura

luto na educação

Morre aos 103 anos o mais velho professor de Cuiabá; Benedito de Figueiredo

Foto: Reprodução/ Liceu Cuiabano - Edição Histórica

Morre aos 103 anos o mais velho professor de Cuiabá; Benedito de Figueiredo
O mais velho professor de Cuiabá Benedito de Figueiredo morreu de causas naturais aos 103 anos nesta madrugada de segunda-feira (05). O velório está ocorrendo na Capela Jardins, sala Tulipas. O enterro está marcado para as 16h30 no cemitério da Piedade, no centro de Cuiabá. Conhecido como Dito Figueiredo era casado com Déa Pereira Figueiredo e teve sete filhos, dois homens e quatro mulheres: José Cesário, Mário Henrique (falecido), Maria Luiza, Carmen Lucia, Neuza Maria, Olga Maria e Noise.

Guerrilheiro do cinema, Amauri Tangará põe caravana Cidartes do Brasil na estrada

Durante 50 anos o professor de Lígua Portuguesa  Figueiredo lecionou nas principais unidades de ensino da Capital. Foi um dos fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso onde lecionou no Instituto de Educação, foi professor no atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), na época Escola de Artífices e também no Colégio São Gonçalo.

Nascido em 1910, em Cuiabá, o renomado professor Figueiredo durante muitos anos morou na rua Treze de Junho e em 1946 mudou-se para perto do colégio São Gonçalo.

A secretária de Cultura do Estado, Janete Riva, lamentou a morte de educador. “É lamentável é uma grande perda, pois ele foi uma das pessoas que mais contribuiu para o desenvolvimento da educação”, declarou.

Em entrevista concedida ao Jornal Diário de Cuiabá em comemoração ao seu centenário, Figueiredo foi questionado sobre a literatura quando pronunciou a seguinte frase: “Sem livro e leitura o espírito permanece na infância. O corpo gigante, o espírito anão” .
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet