Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

literatos de MT

Site literário publica antologia de poeta cuiabano comparado a Carlos Drummond por professor da USP

Foto: Stéfanie Medeiros

Matheus Jacob em sua casa, em Cuiabá

Matheus Jacob em sua casa, em Cuiabá

Matheus Jacob Barreto começou o ano na mídia. Ano passado, no entanto, seu terceiro livro, intitulado “É”, foi publicado. Graças a ele, um professor de literatura da USP o comparou aos grandes da poesia, como, por exemplo, Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade.

Leia mais: Poeta cuiabano é comparado a Carlos Drummond de Andrade por professor da USP
Poeta aos 21: terceiro livro de Matheus Jacob já vai para segunda edição

Uma cena colada no olho:
um barbudo deitado no chão.
A coberta era telha de água
sob a chuva e o raio e o trovão.
O mendigo vivia sem olhos
porque os olhos o destruirão.
Os seus olhos debaixo do pano
porque o céu só acenava o seu Não.


Como no poema acima, chamado de “notícias na avenida paulista”, os versos do jovem cuiabano de 21 anos falam do cotidiano, de suas ambições, dúvidas e incertezas. Somente no livro “É”, foram publicados mais de 200 poemas. Mas o leitor que ficou curioso para saber o que Matheus, um dos poetas atuais mais proeminente de Mato Grosso, escreveu, o site Musa Rara publicou uma pequena antologia. Clique AQUI para acessar.

O livro “É”, lançado em 2013, é o terceiro livro de poemas de Matheus Jacob, que também publicou “O Cancioneiro dos ventos” (2011) e “De volta para o mundo” (2012). No entanto, o poeta considera “É” como seu primeiro livro. Matheus também foi um dos 50 vencedores da competição nacional “III Prêmio Literário Canon de Poesia 2010” e teve seu poema vencedor publicado na antologia de mesmo nome, pela editora Scortecci.

Matheus Jacob, apesar de nascido e criado em Cuiabá, mora atualmente em São Paulo, onde estuda letras e alemão na Universidade de São Paulo (USP).Para ler o artigo do professor da USP, no qual ele faz uma crítica à obra de Matheus, clique AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet