Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Literatura

exposição

Exposição da AML inaugura esta quarta e busca o diálogo com as gerações mais jovens

Foto: Stéfanie Medeiros

Da esquerda para a direita: Elizabeth Madureiro, Marília Figueiredo, Eduardo Mahon e Yasmin Nadaf

Da esquerda para a direita: Elizabeth Madureiro, Marília Figueiredo, Eduardo Mahon e Yasmin Nadaf

A mesa principal estava ocupada pelo presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, Eduardo Mahon, a acadêmica Yasmin Nadaf, a curadora da nova exposição da AML, Marília Figueiredo, e a curadora do arquivo da Casa Barão de Melgaço, Elizabeth Madureira. Atrás, um quadro de Dom Aquino Côrrea representa a tradição. E no salão todo, as máquinas fotográficas, filmadoras de última geração e painel digital representam a modernidade.

Leia mais: "Associação Memória" pretende resgatar acervo de antigos imortais da AML
Academia Mato-grossense de Letras ganha três novos imortais

A reunião entre imprensa, acadêmicos e personalidades culturais nesta terça (04), em um salão da Casa Barão de Melgaço, não era à toa. Na verdade, o objetivo era este: fazer com que a tradição chegue a diversos públicos, principalmente os mais jovens, através de canais multimídias e em linguagens contemporâneas. E esta meta inicia-se na quarta-feira (05), com a exposição “Academia Mato-Grossense de Letras: Um patrimônio de todos”, na praça central do Shopping Goiabeiras.



A abertura da exposição acontecerá às 19h e será acompanhada por um show de jazz da Cia Sinfônica. Além disto, os visitantes que forem na inauguração levarão para casa a edição única de obras raras, que conta com 10 volumes de antigos imortais, dentre eles Feliciano Galdino de Barros, Francisco Bianco Filho, Lobivar Matos, José de Mesquita, Alfredo Marien, Amália Verlangieri, Arlinda Morbeck, Vera Randazzo, Dunga Rodrigues, M. Cavalcanti Proença, Luis Sabóia Ribeiro, Antônio Tolentino de Almeida, João Villasboas, Rubens de Mendonça e Newton Alfredo.

A ideia desta exposição surgiu pela necessidade de comunicar o rico conteúdo da academia para as novas gerações. Os painéis ou “imagem-documento”, como Marília Figueiredo os chama, foram feitos em parceria com a ZF Comunicação e impressos pela Print Gráfica. O conteúdo foi elaborado por Mahon e Nadaf em dois dias de trabalho. Os materiais, como o panfleto e adesivo, foram feitos pela KCN gráfica. A escolha do Shopping como local da exposição foi justamente pela grande circulação de pessoas, principalmente de jovens.



De acordo com Marília, a exposição é como se fosse o passado sorrindo para o presente. “O gesto de expor é democratizar um espaço e mostrar tempos de excelência em que ver se torna pensar. Passado, presente e futuro estão na moldura do olhar da sociedade cuiabana como mecanismos de busca da memória cultural”, disse a curadora.

O vídeo de divulgação mostra todo o processo de criação das artes dos painéis, feitas pelo ilustrador Léo David. Neles, além das personalidades da AML representadas em desenho, temos a história da Casa Barão de Melgaço, a participação feminina na AML, bem como de acadêmicos como D. Francisco Aquino Corrêa, José de Mesquita, dentre outros.



“A cultura não conhece limites, não respeita fronteiras ou convenções sociais. É produzida na boca da criança, no verso do poeta, nos acordes da viola e na pintura do artista. A cultura não é de ninguém, mas é de todo mundo. No entanto, ela caminha junto com quem a valoriza”, diz a apresentação da exposição. E todos poderão fazer parte desta história, produção cultural e rica tradição a partir de amanhã, às 19h.



Serviço

Exposição “Academia Mato-Grossense de Letras: Um patrimônio de todos”
Local: Praça Central do Shopping Goiabeiras
Data: Quarta-feira (05)
Horário: 19h
Entrada franca
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet