Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Literatura

diálogo com as gerações

Para resgatar memória, Academia Matogrossense de Letras fará documentário sobre trajetória

Foto: Stéfanie Medeiros

Para resgatar memória, Academia Matogrossense de Letras fará documentário sobre trajetória
Com a proposta de resgatar a memória e se aproximar das novas gerações, que o presidente da Academia Matogrossense de Letras (AML) Eduardo Mahon, lança mão dos recursos digitais e visuais para dialogar com todos os públicos. Além da exposição em vigor que conta a história da Academia e abre nesta quarta-feira (5), o próximo passo já foi decidido: um documentário que também possa fazer este resgate com o contar dos personagens que fizeram parte de um momento histórico de Cuiabá.

Leia também: Exposição da AML inaugura esta quarta e busca o diálogo com as gerações mais jovens

Será através da ótica dos que ainda permanecem vivos, que nomes como o de Rubens de Mendonça serão relembrados através de sua filha Adélia Badre Mendonça de Deus. A proposta de Mahon é que o documentário possa tocar o coração, e não a razão.

O principal motivo de contar histórias através dos que viveram é romper barreiras com relação a difusão do conhecimento. A ideia talvez seja fundamental para garantir esta aproximação pretendida por Mahon, pois, assim, o documentário pode ganhar escolas, universidades, festivais de cinema, e com isso, preservar a memória dos acadêmicos.

“O enfoque do documentário é o sentimento. Não queremos nada pesado e sim agradável, com trecho de obras dos acadêmicos, imagens, pais e filhos literatos, enfim, uma abordagem de sentimento, para o coração e explorar estas interrelações, retratar experiências, é a vida da pessoa que queremos contar”, destacou o presidente.

A Academia Matogrossense de Letras irá buscar apoio junto à Secretaria de Estado de Cultura (SEC) para a realização do documentário, sendo que a proposta já foi encaminhada para análise do governo estadual.

“O objetivo do nosso trabalho é chegar até a juventude e para seduzir iremos utilizar estes recursos multimídias, para que a Academia não seja fechada na forma tradicional de se comunicar e com isso, possamos alcançar mais pessoas”, explicou Mahon.

O filme para narrar a trajetória da academia vem de encontro com a abertura da exposição “Academia Matogrossense de Letras: Um patrimônio de todos” nesta terça-feira (5) às 19h, na Praça Central do Shopping Goiabeiras.

A exposição traz imagens-documentos como ilustrou a curadora da mostra, a acadêmica Marília Figueiredo Leite, que trazem um pouco sobre os personagens da academia e a literatura presente em suas obras. Além disso, aos que forem na abertura hoje serão presenteados com livros da coleção Obras Raras da Academia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet