Olhar Conceito

Terça-feira, 07 de dezembro de 2021

Notícias / Saúde e Beleza

desintoxicação

Chás combinados ajudam a emagrecer até 4kgs em um mês com quatro xícaras por dia

Da Redação - Marianna Marimon

06 Fev 2014 - 10:20

Foto: Reprodução

Chás combinados ajudam a emagrecer até 4kgs em um mês com quatro xícaras por dia
Os chás ajudam a segurar a fome e a limpar o organismo. É verdade que algumas ervas possuem propriedades que auxiliam na perda de peso, mas é preciso a indicação de um especialista sobre quais as espécies seguras para a saúde, quanto consumir e de que modo. "Existem plantas que eliminam o inchaço, melhoram o intestino, aceleram o metabolismo e reduzem a ansiedade. No entanto, se usadas indiscriminadamente, podem provocar cólicas e até sobrecarregar o fígado", alerta a nutricionista especializada em fitoterapia Mariana Duro.

Outro cuidado é em relação às quantidades: ultrapassar a ingestão de mais de cinco xícaras por dia pode diminuir a absorção de diversos nutrientes pelo organismo. Pesquisa da Universidade de Campinas (SP) revela que o chá verde, por exemplo, baixa a assimilação de ferro e a tendência é levar à anemia.

Seleção natural

Para tirar o máximo proveito das ervas na hora de afinar a cintura, o indicado é compor um mix com elas e consumi-lo na mesma dose. Conheça abaixo a variedade de tipos e escolha uma erva de cada grupo.

Diuréticas

Cavalinha, hibisco ou pata-de-vaca. Aumentam a circulação de líquidos no organismo e a vontade de urinar, o que favorece a liberação de toxinas. Resultado: acabam com o inchaço e diminuem o aspecto casca de laranja da celulite.

Aceleradoras de metabolismo

Chá verde, branco ou vermelho. "Possuem ação termogênica, ou seja, aumentam a temperatura corporal e mantêm a circulação ativa, o que gasta calorias. Também agem como anti-inflamatório, estimulando o organismo a queimar gordura", afirma a nutricionista Pâmela Miguel (RJ).

Desintoxicantes

Dente-de-leão, alcachofra ou carqueja. Favorecem a eliminação de toxinas do fígado, promovendo uma verdadeira limpeza no organismo.

Redutoras de ansiedade

Mulungu, jasmim ou melissa. Essas plantas são tranquilizantes e dão a sensação de bem-estar. Mais calma, você tende a ter menos fome ou ataques de gula, e os níveis de cortisol (hormônio do stress) também reduzem, evitando o ganho de peso.

Modo de preparo:

Depois de escolher um tipo de cada grupo de erva (exemplo: hibisco + melissa + vermelho + dente-de-leão), faça o seu chá emagrecedor. Você deve tomar quatro xícaras por dia. Ah, os chás podem ser comprados em lojas de produtos naturais. Coloque 1 litro de água filtrada numa panela e leve ao fogo alto. Quando começar a levantar fervura, desligue a chama e acrescente o mix de ervas escolhido - use a medida de 1 colher (sopa) para toda a mistura das ervas secas. Tampe a panela por cinco minutos. Depois coe e tome gelado (ou frio ou morno).

Atenção: o chá não pode ser reaquecido depois de frio, portanto, para manter a temperatura quente, armazene a bebida numa garrafa térmica. O chá gelado deve ser acondicionado na geladeira. Seja como for, consuma em, no máximo, dez horas após o preparo.

Secagem rápida

Este cardápio elaborado pela nutricionista Mariana Duro é composto de alimentos com baixo índice glicêmico (pouco açúcar) e anti-inflamatórios (para evitar o inchaço). O chá deve ser ingerido sempre nos intervalos das refeições, que possuem 1 200 calorias por dia. O plano pode ser seguido por um mês.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet