Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

Nilson Pimenta

Com trabalho exposto em Londres, artista plástico ministra aulas de pintura em Cuiabá

Foto: Reprodução/Ilustração

Com trabalho exposto em Londres, artista plástico ministra aulas de pintura em Cuiabá
As pinturas de Nilson Pimenta já foram premiadas e expostas em vários salões e galerias do Brasil. Seus quadros já atravessaram as fronteiras em exposições em Londres. Seu trabalho é composto predominantemente de fauna e flora, de modo a descrever as relações homem-bicho-natureza na vida interiorana.

Leia maisDo índio ao contemporâneo, exposição Esplendor em Cores segue no Misc até 25 de fevereiro

E os admiradores da arte de Pimenta, que expressa o regional em uma linguagem universal, terão a oportunidade de ficar lado a lado com o artista em aulas no Atelier Livre do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP).

Serão oferecidas 24 vagas para estudantes e servidores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e membros da comunidade. A atividade é gratuita, cabendo ao aluno apenas arcar com o material.

As inscrições para o curso de desenho e pintura podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro. Os interessados devem se dirigir ao Ateliê Livre, no Centro Cultural da UFMT.

As aulas, a serem ministradas duas vezes por semana, terão início em 03 de março de 2014 e serão concluídas em 13 de junho de 2014, nos seguintes horários: Segunda-feira/quarta-feira das 15:00h as 17:00h; Terça-feira/quinta-feira: das 08:30h às 10:30h.

Mais informações pelos telefones: (65) 3615-8357, 9631-0634, 9340-0258.

Sobre Nilson Pimenta

Nilson Pimenta já participou de várias exposições coletivas e individuais, nos mais importantes museus e galerias do Brasil e do exterior. Entre outras, integrou coletivas como a “Primitivos de Mato Grosso” no Museu de Arte de São Paulo em 1980; a “Brasil/Cuiabá: Pintura Cabocla” nos museus de Arte Moderna no Rio de Janeiro e em São Paulo, e na Fundação Cultural do Distrito Federal, em Brasília, em 1981. Em 1988 participou também da “Negra Sensibilidade”, exposta no Museu de Arte e de Cultura Popular, em Cuiabá. Atualmente, Nilson participou da “Naïve Paintings of Far-Western Brazil” na Galeria IZZI em Londres, em outubro 2006.

As premiações que chegaram em 1983 e 1985, no VI e no VIII Salão Nacional de Artes Plásticas, no Rio de Janeiro, inspiraram a escritora Aline Figueiredo, que descreve Nilson em seu livro “Arte Aqui é Mato”, como um artista procedente da vida rural. “A presença do mato, do bicho e do homem é constante. Em Nilson essa trilogia melhor se impõe. O mato é massa colorida. Porém, derrubadas e mais derrubadas vencem as matas e atestam a penetração devastadora”, realça.

Para saber mais sobre Nilson Pimenta, clique AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet