Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Dores de cabeça no verão: saiba como evitar as crises

Existem, aproximadamente, 150 tipos de dor de cabeça. Mas se os sintomas da sua aumentam nos dias quentes, você, provavelmente, sofre de enxaqueca. "Não é uma simples dor de cabeça, aquela que todo mundo conhece, do fim do dia, depois do dia estressante de trabalho; esta não leva um paciente a ir ao médico, não piora no verão, ela tende a desaparecer com o repouso", explica a Dra. Carla Jevoux, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

A enxaqueca é a vasodilatação das artérias cerebrais, causada por disparos do sistema nervoso, provocados por alguns "gatilhos", como chamam os especialistas. No caso da enxaqueca, alguns fatores responsáveis pelas crises de dores são típicos do verão.

"Luminosidade intensa é sinônimo de dor de cabeça. O cérebro que sofre de enxaqueca tem fotofobia", aponta a especialista. Outro desencadeador da enxaqueca no verão são as frutas cítricas, muito consumidas na estação: "As frutas cítricas possuem tiramina, substância vasoamina que afeta o tônus de paredes de vasos sanguíneos", esclarece Jevoux.

Petisco muito consumido na praia, o queijo é outro vilão da enxaqueca. Assim como as frutas cítricas, a iguaria é rica em tiramina e agrava o quadro. Bem como o jejum, muito comum nos dias à beira mar, quando se passa muitas horas na areia sem uma alimentação regular. Segundo o neurologista Leandro Teles, o jejum prolongado pode provocar dor de cabeça tensional e precipitar o surgimento de crises de enxaqueca. “O problema é provocado pela queda de açúcar no sangue”, diz o médico. Pacientes mais suscetíveis não devem ficar mais de três horas sem comer.

Vinho tinto é a pior opção de bebida alcoólica para quem sofre de enxaqueca

Como, geralmente, esta época mais quente do ano é, também, a época das férias, o paciente acaba por não dormir tantas horas quanto deveria. Dormir bem ajuda a controlar a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos e evita crises de dor de cabeça. O ideal é encontrar o seu equilíbrio e acostumar-se a dormir sempre o mesmo número de horas por noite. “Dormir pouco ou muito pode resultar em dores de cabeça”, explica a Dra. Jevoux.

E, na hora de escolher o seu drinque de verão, fuja daqueles feitos à base de vinho tinto. O álcool, de maneira geral, costuma provocar a dilatação dos vasos cerebrais. É por isso que a ressaca costuma vir acompanhada de dores de cabeça. Mas o vinho tinto costuma causar mais dor de cabeça do as outras bebidas alcoólicas: “O vinho tinto costuma causar mais dor de cabeça no dia seguinte porque é rico em moléculas que alargam o calibre dos vasos do cérebro”, diz Leandro.

Sabe-se que portadores de enxaquecas sofrem com odores intensos e que, no verão, como todos os sintomas da doença, eles aumenta. Não se tem comprovação científica, mas a Dra. Jevoux explica que o que se acredita é que algumas áreas do cérebro ligadas à percepção sensorial estão conectadas à região de controle de dor. "Não à toa, a indústria de beleza investe em versões 'summer' de perfumaria", lembra a especialista.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet