Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Literatura regional

Sesi Escola adota livros de autores mato-grossenses na grade curricular

Foto: Reprodução/ Ilustração

Sesi Escola adota livros  de autores mato-grossenses na grade curricular
O cenário literário regional fervilha em vários setores, inclusive no infantil. Para estimular a leitura de autores mato-grossense, alguns títulos foram adotados para as turmas do 3º, 4º e 5º ano do Sesiescola, do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), entidade do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), para o ano letivo de 2014.

Leia mais: Yasmin Nadaf abriga catálogo e entrevistas sobre exposição da Academia de Letras em seu rico acervo virtual

Em “Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar”, de Neusa Baptista Pinto, rês meninas negras e pobres afastam manifestações preconceituosas em relação ao cabelo crespo e assumem novos penteados e novas formas de ver a si mesmas e aos outros. Já em “Conferência no Cerrado”, de Durval de França e Cristina Campos, Currupira, Mãe do Morro, Pé de Garrafa, dentre outros, lutam contra a ação predadora do homem que destrói o meio ambiente em uma conferência na caverna Aróe-Jari, em Chapada dos Guimarães. Em “Uma inesquecível viagem, vivenciando o turismo rural”, de Paulo Cesar Prince, Mariana e Manolito aventuram-se no Turismo Rural, resgatando os costumes de um povo e despertando a consciência ecológica.

Estes são os três títulos adotados pela Sesiescola em 2014, todos publicados pela Editora TantaTinta/Carlini & Caniato. Para a coordenadora da Unidade de Cultura e Educação do Sesi-MT, Cintia Silva, os livros escolhidos atenderão as necessidades da faixa etária em que serão trabalhados. “A adoção dos livros de escritores local é uma forma de incentivarmos e valorizarmos a cultura mato-grossense e os temas são de extrema relevância para discussão no âmbito escolar”.

A editora TantaTinta/Carlini & Caniato está presente no mercado editorial desde 1998, e, de acordo com o editor Ramon Carlini, a escolha dos títulos pelo Sesiescola é uma demonstração de atenção notável com a formação infantil. “A escola sai na frente por fomentar edições mato-grossenses, além de se diferenciar por excelentes critérios de seleção, indicando obras que tratam de assuntos regionais e globais”.

Outros dez livros também editados em Mato Grosso pela Editora Entrelinhas também foram inseridos no planejamento pedagógico do Sesiescola. Eles serão destinados aos alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet