Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

apresentações

Teatro Experimental de Alta Floresta dá giro pelo norte do Brasil com peças Dom Quixote e Santa Joana dos Matadouros

Foto: Reprodução

Apresentação de Dom Quixote

Apresentação de Dom Quixote

Com pé na estrada há mais de 25 anos e andanças por todo o Brasil, o Teatro Experimental de Alta Floresta (Teaf) já lotou o Teatro Amazonas em Manaus neste último fim de semana, e volta a se apresentar nesta terça-feira (18), porém, desta vez em Porto Velho, Rondônia, com o espetáculo “Dom Quixote”. Além deste, o grupo de teatro também irá apresentar a peça “Santa Joana dos Matadouros”. O giro por estes Estados acontece graças ao patrocínio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura.

Leia também: Revista Biografia e a complexa missão de daufen bach em prol da memória cultural

“Fomos muito bem recebidos em Manaus, e o teatro lotou com mais de 600 pessoas. Agora, em Porto Velho os ingressos já estão esgotados e a procura está grande, acredito que pelo histórico do Teaf que está há 25 anos na estrada”, comentou Anderson Flores, um dos idealizadores do Teatro Experimental de Alta Floresta.

Com este giro pelo país, Anderson acredita que contribuiu para que as pessoas tenham curiosidade em conhecer o trabalho do Teaf. “Acredito que seja uma mistura de tudo isso, e as histórias das peças Dom Quixote e Santa Joana sempre despertam interesse no público”, contou.

Para este ano, a agenda do grupo de teatro está cheia, ao voltar para Mato Grosso irão realizar outras atividades como um mergulho teatral e oficina de ator em março, apresentações em junho em Tangará da Serra, e em julho e agosto circulam através do Banco Amazônias as cidades de Lucas do Rio Verde, Tangará e Cuiabá.

No norte do país, além do espetáculo de hoje (18) no Espaço Tapiri em Porto Velho, o Teaf se apresenta nos dias 19 e 20 às 20h, também no Espaço Tapiri, porém com a peça Santa Joana dos Matadouros, que será apresentada nos dias 21 e 22 às 20h no Teatro SESC Esplanada. Já no dia 22, ocorre também a oficina Tertúlia Teatral no Tapiri.

Teatro lotado em apresentação do Teaf


Santa Joana dos Matadouros

A peça “Santa Joana dos Matadouros, escrita por Bertolt Brecht entre os anos de 1928 e 1931, expõe de forma clara e didática como as grandes empresas determinam o funcionamento do mercado, liquidando com os concorrentes, criando seus impérios e monopolizando o mercado.

Dom Quixote

A peça Dom Quixote é baseada na obra de Antônio José da Silva, O Judeu, e foi montada em comemoração aos 20 anos do Teatro Experimental de Alta Floresta/MT, em 2008. Conta com a direção do português Horácio Manuel e agora, retorna com algumas novidades. Além da mudança de parte do elenco, a montagem apresenta novos elementos.

Cabe lembrar que a obra de Cervantes foi considerada, em 2002, o melhor livro do mundo por uma comissão de 100 críticos literários de vários países. Dom Quixote aborda temas como amor, sabedoria, amizade, enternecimento, encantamentos, justiça, loucuras e divertimento.

O Teaf

Neste ano de 2014, o TEAF completa 26 anos e durante o seu trajeto histórico já produziu mais de 35 espetáculos teatrais. Vem promovendo anualmente o Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense e o Seminário de Cultura de Alta Floresta, que estão em suas VI e X edição, respectivamente. Em 2013, inaugurou sua sede própria – o Espaço Cultural TEAF -, local que abriga a Biblioteca Comunitária Entrelinhas, a qual mantém desde 2005, além das salas administrativas e espaço multiuso destinado para as apresentações teatrais, cursos e outras atividades promovidas pelo Grupo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet