Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artesanato

livro com recortes

Scrapbook une paixão pela arte, papel, tecidos e colagem: agendas e cadernos personalizados

Foto: Marianna Marimon

Scrapbook une paixão pela arte, papel, tecidos e colagem: agendas e cadernos personalizados
Não. O scrapbook não é a página de recados da antiga rede social, Orkut. O scrapbook é a terminologia dada em inglês para definir um livro com recortes, uma técnica em que se personalizam agendas, cadernos, álbuns de fotos, com papel, tecido, fotografias, e assim é feita a colagem, para a composição de memórias e recordações. Só nos Estados Unidos, estima-se que 25 milhões de pessoas realizam esta atividade. Em Cuiabá, quem começou apenas como uma forma de escapar da rotina estressante, não imaginava que o ‘scrapbook’ viraria um fenômeno tão rápido.

Leia também: "Feirinha da 24" aposta na venda e troca para reacender a chama cultural da região

Esta é a história da jornalista Valéria Carvalho, que começou com um hobby por gostar de mexer com papel. Com isso, começou a pesquisar e se aventurar em casa com porta-retratos, álbuns de família, cadernos e agendas. Antes feitos apenas para diversão, mas ao publicar em sua rede social, os pedidos começaram a chegar, os amigos a se interessar, e então, seu hobby tomou forma e corpo e agora se torna negócio.

O ponto de venda de Valéria oficial é no Armazém da Creuza na Rua 24 de Outubro, em Cuiabá. Porém, a jornalista já pensa em ampliar o negócio, abrir um ateliê com uma marca própria e adentrar neste mundo de inovação e empreendedorismo.



“O scrapbook é arte com papel, com fotos e surgiu nos EUA, então, você cria arte entorno da foto. Eu sempre gostei de mexer com papel e vi um curso online de encadernação e para testar comecei a fazer em casa e todo mundo quis. Tive que expandir para atender aos pedidos”, contou.

E durante a entrevista, Valéria tira da bolsa o celular e a surpresa: uma capa personalizada feita por ela mesma. São detalhes, mimos, flores, cores, tecidos e imagens como a de Audrey Hepburn, a bonequinha de luxo e os integrantes da banda Beatles.

Para ajudar na divulgação do seu trabalho, Valéria também participa neste sábado (22) da Feirinha da 24 que acontece na Rua 24 de Outubro.

“Eu faço por prazer e vi a oportunidade de criar uma marca, abrir um ateliê, estou amadurecendo a ideia, afinal, não tem nada melhor do que fazer aquilo que se ama”, disse.

Mas, este trabalho de Valéria além de minucioso é difícil de ser realizado, devido a escassez de materiais em Cuiabá, e por isto, os tecidos são encomendados de São Paulo, entre outros mimos que fazem parte da sua arte. “Comecei a fazer isso para extravasar, e as pessoas até me perguntam: mas que horas você consegue fazer isso? Não tem hora. Eu faço quando dá, porque eu preciso fazer”, concluiu.

Para conhecer um pouco mais do trabalho de Valéria Carvalho, acesse o seu blog AQUI, em que ela divide também as suas experiências, os métodos utilizados para a criação de cada uma das peças, e compartilha este mundo que é a sua paixão: o scrapbook. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet