Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Projeto quer transformar grutas de Laranjeiras em trilha ecológica

O município de Laranjeiras, conhecido como o berço da cultura de Sergipe, se destaca pelas belezas arquitetônicas, grupos folclóricos, forte influencia religiosa e pode ganhar uma trilha de turismo ecológico. De acordo com o Centro Nacional de Pesquisa em Cavernas(CNPC) em Sergipe possui 50 grutas, 16 delas estão em Laranjeiras. Dados que faz dela a cidade com maior número de grutas no estado.

“A terra da cidade é rica em compostos de calcário e seu solo predominante é o argiloso. Não descartamos a descoberta de outras grutas na região”, explica o espeleólogo Elias Silva.

Um projeto elaborado pela Expedição Centro da Terra quer transformar as grutas em uma trilha de turismo ecológico. “É uma forma de valorizar as riquezas da região e também alavancar o turismo local”, defende o secretário adjunto do Turismo do município, Marcos Menezes.

Mas para o projeto ser aprovado é necessário investidores. "Recebi uma cópia do projeto e estamos procurando investidores para explorarem comercialmente o roteiro", esclarece o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha.

O município de Laranjeiras fica localizado a 18 Km de Aracaju, na Zona Litorânea do estado, com influência de frentes oceânicas. O acesso é feito pela BR-101 no sentido norte. A cidade é situada em uma região repleta de morros e colinas. O rio Cotinguiba passa pelo centro histórico e na divisa do município deságua no rio Sergipe.



A arquitetura colonial da cidade é tombada como patrimônio histórico de Sergipe e artístico nacional brasileiro, cenário que recebeu o nome de ‘Atenas Sergipana.

Saindo do Centro de Laranjeiras e seguindo para o Povoado Machado, através da rodovia Walter Franco de carro, em 10 minutos chega a uma estrada de chão e após andar mais 5 minutos o turista tem acesso ao pórtico em pedra calcária que tem 6,2 metros de altura. Durante séculos, o gotejamento de água nas fendas resultou na formação das Estalactites.


Mais atrás está a Gruta da Pedra Furada que além de ser o principal ponto turístico natural de Laranjeiras é foco de vários estudos.

Os espeleólogos, profissionais que estudam cavernas, fazem parte do Projeto Expedição Centro da Terra e realizam um trabalho de observação e contato com os moradores.

Muitos deles acreditam em uma lenda que afirma existir um túnel de 2 Km que começa na Gruta da Pedra Furada e termina na Igreja da Comandaroba. O fato é que no século XVIII, os padres jesuítas viviam na região. “Eles se refugiavam no local, realizavam missas e descansavam”, acredita Marcos Menezes.


No pórtico há quem enxergue em um ponto a figura de um jesuíta pintado por Horácio Hora, já desgastadas pelo tempo.

Voltando a rodovia seguindo por mais estrada de chão por cerca de 200m o turista ecológico chega a Gruta da Matriana. “Não é bem uma gruta, é uma formação de afloramento rochoso, ficou conhecida como gruta após as obras do pintor Horário Hora que sempre se refugiava no território jesuíta e também se inspirava para fazer a sua arte”, explica Elias Silva.

Entre as rochas são encontradas plantas frutíferas e fragmentos da mata nativa.

Um dos maiores desafio é o vandalismo e o lixo deixado pelos visitantes.


A cidade chama a atenção de quem visita pelos casarões e igrejas feitas entre os séculos XVII e XIX e também pela cultura popular, preservação e sustentabilidade. O Encontro Cultural ocorre no município há 40 anos e reúne quase 100 grupos folclóricos com apresentações de teatro, dança e atrações musicais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet