Olhar Conceito

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

pintura regional

Artista plástico Clóvis Irigaray é destaque em exposição e documentário; Confira

Foto: Reprodução

Artista plástico Clóvis Irigaray é destaque em exposição e documentário; Confira
Clóvis Irigaray, chamado por seus amigos apenas de “Clovito”, pode ser considerado um dos principais pintores da Cuiabá atual. Nascido em 1949, na cidade de Alto Araguaia, a trajetória artística de Clóvis é rica e cheia de histórias. Por isto, é destaque em dois espaço em Cuiabá: No salão de arte do Sesc Arsenal, com a exposição “Valores mais”, que segue até dia 23 de março, e no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato- com a exibição nesta segunda-feira (24) do documentário “Irigaray”, de Paulo Wagner.

Clóvis Irigaray no Cinemato

O documentário “Irigaray”, de Paulo Wagner, conta a trajetória de um dos artistas plásticos mais proeminentes de Mato Grosso, quiçá do Brasil. A exibição é gratuita e ocorre no Anfiteatro do Espaço CDL, a partir das 17h30. O longa-metragem fala dos 40 anos de produção pictórica do artista plástico e acentua o caos e a impossibilidade de definir a arte. Ele concorre na Mostra Competitiva de Curta Metragem. O vídeo é um dos três títulos selecionados no Cinemato que participam da competição dentre as categorias “Curtas do Mato” e “Curtas Pontos de Cultura”, os quais serão premiados com serviços oferecidos por produtoras de Cuiabá.

“Irigaray” nasceu do projeto intitulado "Caleidoscópio Cuiabano" que gerou 20 vídeos da série que aborda aspectos distintos da cultura e das artes produzidas atualmente em Cuiabá. Todos produzidos num período de três meses, em 2013, pelo Ponto de Cultura Espaço Vitória, localizado no bairro periférico Jardim Vitória. Em parceria com a produtora Dona Lola e contaram com apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT).

Segundo o diretor geral da série, Paulo Wagner, “Cuiabá possui uma cultura rica e um fazer artístico de qualidade que precisam ganhar, com urgência, mais registro e notoriedade”. Idealizado pelo cineasta e produtor Luiz Borges, o 19º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o Cinemato, conta com a realização da SEC-MT, em parceria com os Institutos Cultural América (Inca) e Dancem.

Todas as sessões do são gratuitas. Confira a programação completa clicando AQUI. 

Exposição “Valores mais”

A exposição, inaugurada em janeiro deste ano, ficará aberta ao público até o dia 23 de março. O SESC Arsenal descreve a exposição da seguinte maneira: “Pensar Clóvis Irigaray coloca o artista como foco de contemporaneidade por ele estar à frente, abrindo caminho através de sua sensibilidade e comprometimento. Ser incomum, ver, sentir, fazer, vivenciar o cotidiano e se confundir com a obra”.

Clóvis dá inicio à sua carreira em 1968 com a Exposição “Cinco artistas de Mato Grosso”, na galeria do Cine Bela Artes de São Paulo e XXIII Salão Municipal de Belo Horizonte (MG) e diversos outros. Em 1974 participa da Bienal Nacional de São Paulo, e em 1975, além de participar da versão XXIV do salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro, ganha prêmio aquisição no VI salão Paulista de Arte Contemporânea.

Clovito é um dos artistas que mais representa a gênese da pintura moderna em Mato Grosso, ao lado de Humberto Espíndola, João Sebastião, e Dalva de Barros. É por sugestão de Espíndola, que começa a pintar os índios. O índio, segundo Irigaray, é sua grande descoberta e a realização de sua natureza.

Irigaray também desenvolveu em Cuiabá atividades no Museu de Arte e Cultura da UFMT, e em 1975, dá início a sua fase indigenista, através de um enfoque hiper-realista. A entrada na exposição "Valores mais" é gratuita. O público pode visitá-la de terça a sexta-feira, das 14h às 21h, e finais de semana e feriados das 16h às 20h, na Galeria de Artes do SESC Arsenal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet