Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

luz e emoção

Sente-se deprimido em dias de chuva? Pesquisa explica o porquê; Entenda

Foto: Reprodução/Ilustração

Sente-se deprimido em dias de chuva? Pesquisa explica o porquê;  Entenda
O sol se esconde atrás das nuvens e o dia parece estar cinza. Nesta descrição, vem à mente de muitas pessoas a imagem de um homem ou mulher apoiado no parapeito da janela, vendo as gotas de chuva baterem no vidro. Muitos acreditam que um dia assim deixa as pessoas menos otimistas e mais suscetíveis à melancolia. E uma pesquisa publicada no “Journal of Consumer Psychology” mostra que a intensidade da luz tem impacto na intensidade das nossas emoção, tanto positivas, quanto negativas.

Leia mais: Infidelidade financeira pode resultar em divórcio, afirma pesquisa

De acordo com o estudo, quando mais intensa a iluminação, como num dia ensolarado, por exemplo, as pessoas se mostram mais otimistas sobre o mercado de ações, seu bem estar e estão mais dispostas a ajudar os outros, enquanto exposição prolongada à dias escuros podem resultar em transtornos afetivos sazonais. Mas curiosamente, o estudo também descobriu que pessoas com pré-disposição à depressão se tornam mais depressivas em dias muito claros.

Para realizar este estudo, foram feitos seis experimentos para examinar o link entre iluminação e emoção. Em uma delas, os investigadores mostraram que as sensações de calor aumentam em resposta à luz, mesmo quando a temperatura da sala foi mantida a mesma. Em outros experimentos, pesquisadores colocaram os participantes do estudo em diferentes condições de iluminação em que eles classificaram várias coisas, tais como o nível de atração que sentiam por alguém, o tempero de um molho, e seus sentimentos em relação a palavras positivas ou negativas.

As conclusões mostraram que os participantes do estudo que estavam sob a iluminação mais brilhante, apresentaram emoções foram mais intensas: Por exemplo, eles queriam o molho mais picante, eles pensaram que eram a pessoa mais atraente do local, e eles pensaram que as palavras positivas eram mais "positivas" e as palavras negativas eram mais "negativas".

Os pesquisadores também observaram que a capacidade da luz fazer as pessoas se sentirem mais quentes poderia ter algo a ver com o aumento da intensidade de suas emoções.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet